18-08-2020, 15:13
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2020, 10:45 por Gnegraes.)
Achei esse resumo da Brembo bastante ilustrativo e explica os tipos diferentes de pastilhas.
[ATTACH=CONFIG]10587[/ATTACH]
Quem gosta de performance, velocidade e qualidade com certeza já ouviu falar na marca: BREMBO.
Brembo é a marca líder mundial em sistemas de freio e já equipou 27 dos últimos 31 vencedores do famoso Moto GP.
A empresa foi fundada em 61 na Itália e em 75 já se aventurava na Fórmula 1 produzindo sistemas de freio para nada menos do que a equipe Ferrari.
Hoje, a Brembo é equipamento original de fábrica de marcas como Porsche, Ferrari, Ducati, BMW, Triumph, KTM, Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki.
Entenda um pouco sobre os códigos e compostos da Brembo:
PASTILHA Original Sinterizada (DOURADA)
Pastilha original de fábrica, a mesma que equipa muitas motos zero km. Material sinterizado desenvolvido pela Brembo para os fabricantes. Tais pastilhas estão disponíveis em vários compostos com coeficientes de atrito diferentes, de acordo com as especificações do fabricante para cada motocicleta específica. O coeficiente de atrito é um número de 1 a 99: quanto maior o número, maior o coeficiente de atrito do composto.
Por exemplo, a BREMBO BB0359 (Dianteira da BMW F800GS) tem coeficiente de atrito 59.
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PASTILHA Original CARBONO CERÂMICA (PRETA) :
Pastilha original de fábrica, a mesma que equipa várias motos zero km. Material de carbono cerâmica desenvolvido pela Brembo para os fabricantes. Tais pastilhas estão disponíveis em vários compostos com coeficientes de atrito diferentes, de acordo com as especificações do fabricante para cada motocicleta específica. O coeficiente de atrito é um número de 1 a 99: quanto maior o número, maior o coeficiente de atrito do composto.
Por exemplo, A BREMBO BB0235 (Traseira da BMW F800GS) tem coeficiente de atrito 35.
[ATTACH=CONFIG]10589[/ATTACH]
Observação importante: as motocicletas que vêm com BREMBO de fábrica, as traseiras são sempre pretas e as dianteiras sempre douradas. É importante reparar bem nesse detalhe quando for adquirir suas novas pastilhas, já que os compostos das dianteiras e traseiras são bastante distintos!
CC: Carbono Cerâmica (AZUL):
Esta é a evolução do composto orgânico, com maior quantidade de carbono. Alta durabilidade e ótima performance em qualquer condição, seja seco ou chuva, frio ou calor. Tem mordida inicial progressiva, ligeiramente menos agressiva do que as pastilhas sinterizadas, e é compatível com discos de aço e ferro fundido.
Exemplo: Pastilha de Freio EBC BREMBO HD16CC
[ATTACH=CONFIG]10590[/ATTACH]
SA: Sinterizada Dianteira e SP: Sinterizada Traseira (VERMELHAS):
Composto sinterizado, específico para o freio dianteiro (SA) ou freio traseiro (SP). É um composto de alta durabilidade e alto coeficiente de atrito, constante em todas as condições de uso (seco ou chuva, frio ou calor). Excelente custo benefício para substituição das pastilhas originais da motocicleta.
Veja as pastilhas SA e SP clicando aqui.
[ATTACH=CONFIG]10591[/ATTACH] [ATTACH=CONFIG]10591[/ATTACH]
SC: Road/Racing Sinterizada (CINZA):
Pastilha sinterizada de alto desempenho (exclusiva para dianteira), voltada para uso de rua esportivo e circuito/track days. O elevado e estável coeficiente de atrito, principalmente em altas temperaturas como ocorre nas pistas, permite frenagem eficiente e consistente da primeira à última volta. É também eficiente e seguro para uso esportivo em estrada, por ser um composto eficiente em baixas temperaturas.
A performance é voltada para ESTRADA e CIRCUITO.
[ATTACH=CONFIG]10592[/ATTACH]
RC: Racing Carbono Cerâmica (CINZA):
Composto carbono cerâmico desenvolvido especial e exclusivamente para uso em circuitos e competição. Alta eficiência e consistência de frenagem, especialmente em altas temperaturas, durante toda a duração da corrida. Reduz a possibilidade de fadiga ("fading") no sistema de freios. Composto não adequado para uso de rua/estrada, pois nessas condições o sistema de freios não é muito solicitado e opera a temperaturas mais baixas (ao contrário do que ocorre em circuito/competição), nas quais este composto tem eficiência limitada.
ATENÇÃO: USO EXCLUSIVO: COMPETIÇÃO!
[ATTACH=CONFIG]10593[/ATTACH]
SX: Off Road Sinterizada (CINZA):
Composto sinterizado desenvolvido especialmente para motocicletas off road e Supermoto, para máxima eficiência e consistência mesmo nas piores condições: frio, calor, água, areia, lama - que requerem frenagem mesmo com o disco de freio frio. Por isso, esse material oferece altíssima resistência a agentes externos contaminantes. É uma pastilha agressiva e resistente a altas temperaturas, recomendada para Motocross e SuperMotard.
[ATTACH=CONFIG]10594[/ATTACH]
>>>>> Minhas observações:
A diferença entre cada tipo de pastilha é seu uso. Uma pastilha racing precisa ter alto coeficiente de atrito e alta resistência térmica (frenagens muito fortes e constantes) e que leva a um desgaste grande dos discos de freio.
Já uma pastilha de uso misto cidade-rodovia tem coeficiente de atrito menor, boa resistência térmica e com isso boa durabilidade e desgaste pequeno de discos.
Usar pastilhas racing nas ruas é um desperdício de dinheiro e desgaste prematuro de discos, sem uso efetivo das suas qualidades e quase sem obter vantagens sensíveis.
No gráfico abaixo fica clara a diferença entre os tipos de pastilhas.
Esse gráfico mostra as possibilidades de pastilhas dianteiras para o meu modelo de BMW R1200GS ano 2009
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Quem gosta de performance, velocidade e qualidade com certeza já ouviu falar na marca: BREMBO.
Brembo é a marca líder mundial em sistemas de freio e já equipou 27 dos últimos 31 vencedores do famoso Moto GP.
A empresa foi fundada em 61 na Itália e em 75 já se aventurava na Fórmula 1 produzindo sistemas de freio para nada menos do que a equipe Ferrari.
Hoje, a Brembo é equipamento original de fábrica de marcas como Porsche, Ferrari, Ducati, BMW, Triumph, KTM, Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki.
Entenda um pouco sobre os códigos e compostos da Brembo:
PASTILHA Original Sinterizada (DOURADA)
Pastilha original de fábrica, a mesma que equipa muitas motos zero km. Material sinterizado desenvolvido pela Brembo para os fabricantes. Tais pastilhas estão disponíveis em vários compostos com coeficientes de atrito diferentes, de acordo com as especificações do fabricante para cada motocicleta específica. O coeficiente de atrito é um número de 1 a 99: quanto maior o número, maior o coeficiente de atrito do composto.
Por exemplo, a BREMBO BB0359 (Dianteira da BMW F800GS) tem coeficiente de atrito 59.
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PASTILHA Original CARBONO CERÂMICA (PRETA) :
Pastilha original de fábrica, a mesma que equipa várias motos zero km. Material de carbono cerâmica desenvolvido pela Brembo para os fabricantes. Tais pastilhas estão disponíveis em vários compostos com coeficientes de atrito diferentes, de acordo com as especificações do fabricante para cada motocicleta específica. O coeficiente de atrito é um número de 1 a 99: quanto maior o número, maior o coeficiente de atrito do composto.
Por exemplo, A BREMBO BB0235 (Traseira da BMW F800GS) tem coeficiente de atrito 35.
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Observação importante: as motocicletas que vêm com BREMBO de fábrica, as traseiras são sempre pretas e as dianteiras sempre douradas. É importante reparar bem nesse detalhe quando for adquirir suas novas pastilhas, já que os compostos das dianteiras e traseiras são bastante distintos!
CC: Carbono Cerâmica (AZUL):
Esta é a evolução do composto orgânico, com maior quantidade de carbono. Alta durabilidade e ótima performance em qualquer condição, seja seco ou chuva, frio ou calor. Tem mordida inicial progressiva, ligeiramente menos agressiva do que as pastilhas sinterizadas, e é compatível com discos de aço e ferro fundido.
Exemplo: Pastilha de Freio EBC BREMBO HD16CC
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SA: Sinterizada Dianteira e SP: Sinterizada Traseira (VERMELHAS):
Composto sinterizado, específico para o freio dianteiro (SA) ou freio traseiro (SP). É um composto de alta durabilidade e alto coeficiente de atrito, constante em todas as condições de uso (seco ou chuva, frio ou calor). Excelente custo benefício para substituição das pastilhas originais da motocicleta.
Veja as pastilhas SA e SP clicando aqui.
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SC: Road/Racing Sinterizada (CINZA):
Pastilha sinterizada de alto desempenho (exclusiva para dianteira), voltada para uso de rua esportivo e circuito/track days. O elevado e estável coeficiente de atrito, principalmente em altas temperaturas como ocorre nas pistas, permite frenagem eficiente e consistente da primeira à última volta. É também eficiente e seguro para uso esportivo em estrada, por ser um composto eficiente em baixas temperaturas.
A performance é voltada para ESTRADA e CIRCUITO.
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RC: Racing Carbono Cerâmica (CINZA):
Composto carbono cerâmico desenvolvido especial e exclusivamente para uso em circuitos e competição. Alta eficiência e consistência de frenagem, especialmente em altas temperaturas, durante toda a duração da corrida. Reduz a possibilidade de fadiga ("fading") no sistema de freios. Composto não adequado para uso de rua/estrada, pois nessas condições o sistema de freios não é muito solicitado e opera a temperaturas mais baixas (ao contrário do que ocorre em circuito/competição), nas quais este composto tem eficiência limitada.
ATENÇÃO: USO EXCLUSIVO: COMPETIÇÃO!
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SX: Off Road Sinterizada (CINZA):
Composto sinterizado desenvolvido especialmente para motocicletas off road e Supermoto, para máxima eficiência e consistência mesmo nas piores condições: frio, calor, água, areia, lama - que requerem frenagem mesmo com o disco de freio frio. Por isso, esse material oferece altíssima resistência a agentes externos contaminantes. É uma pastilha agressiva e resistente a altas temperaturas, recomendada para Motocross e SuperMotard.
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>>>>> Minhas observações:
A diferença entre cada tipo de pastilha é seu uso. Uma pastilha racing precisa ter alto coeficiente de atrito e alta resistência térmica (frenagens muito fortes e constantes) e que leva a um desgaste grande dos discos de freio.
Já uma pastilha de uso misto cidade-rodovia tem coeficiente de atrito menor, boa resistência térmica e com isso boa durabilidade e desgaste pequeno de discos.
Usar pastilhas racing nas ruas é um desperdício de dinheiro e desgaste prematuro de discos, sem uso efetivo das suas qualidades e quase sem obter vantagens sensíveis.
No gráfico abaixo fica clara a diferença entre os tipos de pastilhas.
Esse gráfico mostra as possibilidades de pastilhas dianteiras para o meu modelo de BMW R1200GS ano 2009
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Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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