04-05-2014, 15:42
Oi Pessoal sou mecânico de refrigeração a 25 anos, e o óleo usado em compressores é o mineral, levando em conta que os compressores de refrigeração são similares aos motores a EXPLOSÃO, A ÚNICA COISA QUE MUDA EM RELAÇÃO A ESSAS MAQUINAS É QUE OS COMPRESSORES SÃO MOVIDOS A ELETRICIDADE E O SISTEMA É FECHADO,ESSES ÓLEOS SÃO SUBMETIDOS A TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO QUE NO VERÃO CHEGAM A 140°c E OS COMPRESSORES DURAM EM MEDIA MAIS DE 15 ANOS FUNCIONANDO (tem casos que passam de 30 ou 40 anos)ININTERRUPTAMENTE, ACHO QUE O QUE PEGA MESMO É USAR COMBUSTÍVEL DE BAIXA QUALIDADE E NÃO TROCAR O FILTRO DE ar nos períodos recomendados. Nas motos que tive sempre observei a recomendação do fabricante nas Xls, na Falcon e na XT que recomendava a troca pelo yamalube de 10.000 Km, sempre troquei oleo e filtros, inclusive o de ar de 10 e 10.000 KM e não tive o menor problema. E olhe que sempre rodei com velocidades altas quando a pista permitia. Se voce conduz a moto em velocidades e rotações compatíveis com a marcha engrenada, não haverá problema algum em trocar o óleo mesmo o mineral de 10.000 em 10.000 km como recomenda o manual. Mas se andas correndo e esticando as marchas como se fossem os últimos minutos de vida, pode trocar de 5 em 5.000 KM ou menos pois você esta esmerilhando o motor e mesmo assim corres o risco de quebra-lo.
Ate mais ..
ERaldo
Ate mais ..
ERaldo