20-12-2015, 20:36
As GS a ar tem embreagem seca, portanto em tese não precisam de óleos com classificação JASO, que são específicos para motos...
Se a classificação SAE 15W40 estiver dentro das especificações do manual, pouco importa se o óleo é sintético ou mineral.
É claro que o óleo sintético tem vantagens sobre o mineral (estabilidade dos componentes, chega aos pontos altos do motor em 1/3 do tempo em comparação ao mineral durante a partida a frio, etc) mas usando o mineral você não estará prejudicando o seu motor.
A utilização de óleo automotivo nas motos gera muita polêmica nos fóruns que participo e pelo que entendi, se a embreagem for seca, não haveria motivos para preocupação ou para evitar o uso.
Eu, como leigo no assunto, não gosto de arriscar e uso óleos específicos para motos mesmo minha moto tendo embreagem seca.
Muita gente gosta de arriscar porque o óleo automotivo costuma sem bem mais em conta... Não tenho certeza se vale arriscar para uma economia relativamente pequena.
Se a classificação SAE 15W40 estiver dentro das especificações do manual, pouco importa se o óleo é sintético ou mineral.
É claro que o óleo sintético tem vantagens sobre o mineral (estabilidade dos componentes, chega aos pontos altos do motor em 1/3 do tempo em comparação ao mineral durante a partida a frio, etc) mas usando o mineral você não estará prejudicando o seu motor.
A utilização de óleo automotivo nas motos gera muita polêmica nos fóruns que participo e pelo que entendi, se a embreagem for seca, não haveria motivos para preocupação ou para evitar o uso.
Eu, como leigo no assunto, não gosto de arriscar e uso óleos específicos para motos mesmo minha moto tendo embreagem seca.
Muita gente gosta de arriscar porque o óleo automotivo costuma sem bem mais em conta... Não tenho certeza se vale arriscar para uma economia relativamente pequena.