19-07-2017, 17:58
sal silva Escreveu:Tecnicamente qual a explicação de trocar o colar de alumínio pelo de aço Inox ?.A dureza do material?
Atualmente a ponteira é prensada diretamente no tubo e somente recoberta por um anel de borracha (não de alumínio) provavelmente para prevenir entrada de sujeira, mas que não tem função mecânica nenhuma.
O que está ocorrendo, é que com os trancos e solavancos, a ponteira está dilatando o tubo, permitindo que comece a subir (aumentar a folga) até que, no pior caso, se solte totalmente, ocasionando a perda da dirigibilidade da moto.
O objetivo do "colar" de aço é exatamente impedir que o tubo se dilate na região da prensagem da ponteira e consequentemente evite que a mesma se solte.
Do ponto de vista de engenharia, é uma solução aceitavel e ao meu ver segura.
Provavelmente as novas motos deverão vir com um tubo mais espesso e reforçado, dispensando o uso do colar.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
