• 4 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo - Porque pagar mais caro?
Iceman Escreveu:Inicio da F1 também. Gulf e STP eram as marcas mais associadas ao automobilismo em geral. (acabamos de entregar a idade kkkkk)

STP para aditivos...

Pesquisei na web e a Gulf saiu do Brasil em 1959, vendeu a operação aqui e que se transformou na Ipiranga. Voltaram ao mercado local mais recentemente.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Aproveitando essa informação do Guilherme sobre a Gulf, alguém já utilizou seus óleos?
Tenho visto algumas pessoas utilizando essa marca na GS1200/1250 e o preço me pareceu muito bom. Segue o óleo recomendado:

http://www.gulfdobrasil.com.br/produtos/...0-sl-1-lt/

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...8d5c99cf3a

OBS: não vendo o referido produto e também não conheço o anunciante do ML. Envio apenas para exemplificar o preço
  Responder
diogomail Escreveu:Aproveitando essa informação do Guilherme sobre a Gulf, alguém já utilizou seus óleos?
Tenho visto algumas pessoas utilizando essa marca na GS1200/1250 e o preço me pareceu muito bom. Segue o óleo recomendado:

http://www.gulfdobrasil.com.br/produtos/...0-sl-1-lt/

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...8d5c99cf3a

OBS: não vendo o referido produto e também não conheço o anunciante do ML. Envio apenas para exemplificar o preço

Diogo,

Minha posição pessoal é a seguinte: existem vários fabricantes de óleos lubrificantes e como em qualquer empresa, o meu óleo é o melhor...

A Gulf não tem mais nenhuma tradição, aqui inclusive posso dizer que é "desconhecida".
Prefiro usar lubrificantes de empresas reconhecidamente top na área, como Castrol por exemplo.
E pensando no custo, com trocas a cada 10k km, o que se ganha na realidade???

Estamos discutindo se teremos palitos à mesa do banquete ou não.

E lembrando sempre: use os melhores lubrificantes que você puder, eles são a maior garantia de longevidade e desempenho de motores, câmbios, etc.
Guilherme

Responder
Pessoal, insistindo neste assunto, resumidamente, o óleo especificado 5w40 seria adequado para regiões muito frias. Mas, quem mora em regiões quentes com temperatura mínimas acima de 10° no inverno, pode utilizar sem problemas um óleo 10w40?
No caso da R1200GS LC...
Qual a opinião dos entendidos?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Reiner Escreveu:Pessoal, insistindo neste assunto, resumidamente, o óleo especificado 5w40 seria adequado para regiões muito frias. Mas, quem mora em regiões quentes com temperatura mínimas acima de 10° no inverno, pode utilizar sem problemas um óleo 10w40?
No caso da R1200GS LC...
Qual a opinião dos entendidos?

Reiner,

Ter um óleo para partida para clima mais frio (5w40) em nada vai alterar seu desempenho partindo o motor em clima mais ameno.
A situação contrária seria um problema, exemplificando: óleo [SIZE=4]20[/SIZE]W40 na Patagônia, quando deveria usar um 5W40 ou 0W40.

Relembrando:

- o 1o. dígito do código SAE indica faixas de temperaturas ambientes; na faixa o óleo garante que há viscosidade tal que possa ser bombeado a frio, para atingir as partes superiores do motor. Depois de alguns poucos minutos, o motor se aquece, o óleo também e o sistema funcionará nas temperaturas internas normais, com poucas alterações devido às variações da temperatura do ar externo.

- o 2o. dígito do código SAE trata das faixas de temperatura do ar ambiente com o motor em funcionamento normal. Altos números indicam óleos para temperaturas elevadas, onde estabilizantes mantém a viscosidade mínima do óleo, impedindo que esta cai em demasia devido ao calor excessivo do ar.

O importante é que a tua faixa recomendada esteja dentro da faixa do óleo que vai comprar. Exemplo:
Um óleo 20W-40 é requerido pelo fabricante, o motor funcionará normalmente com um óleo 10W-40 ou 20W-50 ou 10W50 sem sofrer nenhum dano.

Veja este gráfico cuja fone é a BMW:

[ATTACH=CONFIG]11095[/ATTACH]

A parte superior do termômetro é em graus Farenheit e óleos monoviscosos, a inferior em graus C.

Veja que com temperaturas do ar entre 0grau e 80graus C (!!!!) há uma gama de diferentes óleos para serem usados.
Veja que a grande preocupação é com a partida a frio, onde há diferentes óleos para cada clima mais frio !!!

Eu no momento estou usando um Castrol Sintético Power Racing 1 10W50, uma ampla faixa de uso.
Sabe quando vou dar a partida no motor a -20graus C? Nunca...
Sabe quando estarei pilotando com temperatura do ar a +50graus C? Nunca também.....

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme

Responder
Reiner Escreveu:Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

Ufa!!!! Enfim uma confirmação de uso em outro tópico.....valeu!!!

Responder
Depois de pouco mais de 5k rodados com o óleo Gulf 5w40 100% sintético trago algumas considerações:
- Minha moto é ano 2017 e desde que saiu da garantia vinha utilizando o Castrol Power 1 Racing 5w40
- Foi a primeira utilização do óleo Gulf
- Condições de pilotagem foram exatamente as mesmas e nenhuma longa viagem nos últimos 2 anos
Meu parecer é que não percebi nenhuma mudança no comportamento e funcionamento da moto. Ruído de motor, vibração e suavidade ao passar marchas permaneceram exatamente os mesmos. Se houve alguma mudança foi tão sutil a ponto de não ser percebida.
Vou continuar utilizando o óleo com apenas mudança na viscosidade para 10w40. Moro no nordeste e não faz sentido continuar no 5w40. O preço é muito melhor comparado aos óleos de marcas consagradas.

Diogo Emanuel [emoji1054]
  Responder
Obrigado pelo diário de bordo,
Continue nos informando....valeu!!!

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
  Responder
Gnegraes Escreveu:Thomas,

Historicamente os motores boxer eram com embreagem monodisco a seco. Depois mudaram para multidisco banhada a óleo.
A especificação JASO japonesa classifica os óleos para trabalhar com embreagens banhadas a óleo, JASO2 indica esse uso.
Mas isso não quer dizer que não se possa usar com embreagem monodisco a seco.

Óleo de última geração pode ser usado em qualquer motor mais antigo não importando o ano de fabricação, o contrário não é verdadeiro.... Cuidado !!!

A alteração do sistema de embreagem para multdisco a óleo se deve a dois fatos:

- embreagem banhada a óleo é resfriada pelo óleo do cárter, funciona mais fria.
- embreagem multidisco permite que se tenha embreagem deslizante, para controle anti travamento da roda traseira em caso de redução de marcha muito violenta e controles de tração incorporados na eletrônica embarcada.

Mas existem sistemas de embreagem multidisco a seco. Exemplo? Motores Ducati, que inclusive possuem a tampa da embreagem toda ranhurada e aberta, para que o ar resfrie o sistema. Acho simplesmente lindo ver a bichinha girando....

Há coisa de 40 anos tive uma HD 1949.
Ela tinha 3 marchas à frente e marcha à ré.
E a embreagem era multi discos a seco.

Luiz Baum
  Responder
Excelente feedback. Depois conte onde conseguiu adquirir o produto dessa marca.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Motor com barulho/ Óleo Baixou Carraro 4 7,824 01-03-2024, 14:07
Última Mensagem: Tuco10
  Comprar ou não uma moto mais antiga acfborges 5 2,064 16-04-2022, 11:54
Última Mensagem: acfborges
  Qual a moto mais rodada do Fórum ? Crodao 860 640,185 16-09-2021, 11:28
Última Mensagem: Gnegraes
  Ferramenta para testar o óleo do motor rodpcastro 14 8,220 08-07-2021, 11:56
Última Mensagem: Nicolau
  Motos mais vendidas em 2020 Gnegraes 8 2,326 22-01-2021, 22:05
Última Mensagem: EvertonM
  Medição do nível de óleo do motor Gnegraes 9 8,890 13-01-2021, 16:55
  A estrada mais bonita do mundo JoséLuiz7 12 5,361 23-10-2019, 18:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Troca de óleo do cardã (diferencial) R 1200 GS Piragibe 4 3,196 04-10-2019, 22:53
  Qual Pneu Misto Mais Macio? Stell 42 32,081 31-01-2018, 22:28
Última Mensagem: joaosantos
  Ranking das mais vendidas 1. semestre de 2017 Iceman 3 5,235 12-07-2017, 15:57
Última Mensagem: mazevedo

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)