Pessoal, preciso de uma ajuda com certa urgência.
Eu cheguei a dar uma pesquisada, mas não consegui encontrar as respostas.
Estou fechando negócio numa F800 GS Trophy 2012... mas no momento da compra perguntei quando a pessoa fez a última troca de óleo, e para a minha surpresa, a última troca de óleo da moto foi feita ainda em 2012 e de lá pra cá ficou com ele mesmo!!! :eek: A moto não tem nem 5000km, mas ainda assim me preocupa a possibilidade do motor estar de alguma forma comprometido.
Além de estar preocupado com a possibilidade de ter criado alguma borra de óleo no motor, pensei em trocar o óleo e o filtro de óleo antes mesmo de sair de lá com a moto, mas aí que vem minhas dúvidas.
1) Alguém sabe se dá para conferir de alguma maneira, sem precisar abrir o motor, se há borra de óleo ou algum outro problema decorrente da presença deste óleo velho?
Comprei o filtro de óleo da K&N e estou em busca do óleo da Castrol recomendado no manual, mas para trocar o óleo e o filtro de óleo vou precisar das ferramentas corretas.
2) A F800 GS acompanha jogo de ferramentas suficientes para tirar o protetor de carter, parafuso de saída do óleo e o filtro (este último me preocupa mais, pois não sei se é fácil encontrar a ferramenta ou se dá pra tentar tirar na mão)?
3) Caso não tenha, alguém saberia me passar as especificações das ferramentas para eu procurar comprar antes de ir pegar a moto? (vou pegar a moto nesta quinta-feira 04/06)
Valeu!
Ferramenta vc compra em qualquer loja de autopeças ou dessas de ferramentas mesmo, e serve aquela chave universal pra filtros que tem um arco auto ajustavel. comprei essa paguei R$15,00.
o protetor vc tira com uma chave L de boca 8mm ou 10mm. nao tenho certeza.
facil de fazer.
Zé Henrique 
Amores antigos:
Honda CG125 88, Honda NX150, Vespa Px200
Honda CB500, DT180 (trilha), XT660, Yamaha WR250 (trilha) , F800 GS 30anos e R1200GS LC
hmmm... 3 anos com o mesmo óleo no motor? Me desculpe o vendedor, mas eu estaria fora! Não é à toa que as revisões (com troca do óleo) têm que ser feitas a cada ano, independente se a quilometragem rodada ficou abaixo da máxima. O óleo oxida com o tempo. Seja ele mineral ou sintético. O mineral tem prazo de 6 meses e até onde eu sei, o sintético tem prazo de 1 ano. Boa sorte aí.
02-06-2015, 22:11
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-06-2015, 22:13 por shw.)
Cara, a F800 tem que trocar o óleo a cada 10 mil KM (5 mil km no Brasil) ou 1 ano!
A F800 quando tirada OKm faz revisão de 1000 KM ou 1 ano!veja de quando foi a revisão de 1000 KM
Se o cara tirou ela em DEZ de 2012 a troca de óleo foi feita em 2013, então esta moto deve ter um óleo de 2 anos!
Para tirar o protetor de carter vc precisa de uma chave de 8mm de boca para soltar 4 parafusos, e uma chave halen que não sei a medida!
Valeu pessoal, vou hoje lá ver se troco o óleo... Depois levo numa concessionaria para dar uma geral nela...
Acho estranho a BMW não vir com ferramentas para isso, mas tudo bem.. Vou comprar no caminho.
Abraços!
Valas,a BMW não facilita nada para nos que gostamos de fazer a manutenção,até porque com a eletrônica a gente fica cada vez mais na mao deles$$$$$Mas com um pouco de paciência , pesquisas no fórum , internete e algumas ferramentas da para fazer o basicão.Valeu,e boa sorte com a sua novo Motao.
Valas, minha sugestão, para o caso de ter formado alguma borra em função do óleo velho, seria trocar o óleo e filtro por itens mais baratos (não filtro K&N p. ex.), rodar uns 500 km com ela, e trocar novamente, ai sim por óleo e filtro bons.
Assim voce "lava" o motor internamente com o óleo e filtro meia boca, e depois põe tudo novinho, de primeira, no motor já limpo.
Sei que é um gasto a mais, mas em se tratando de uma BMW já fora da garantia, acho que vale o investimento para garantir a saúde e longevidade do seu motor.
Mas não acho que o óleo velho, por sí só, possa danificar o motor.
Agora se ficar rodando com ele, ai sim, o prejuizo pode ser grande.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Eu acho que não formou borra nenhuma rs.Para escoar o óleo velho legal tombar a motoca para os dois lados,isso se a sua lombar estiver boa rs, senão pede para alguém te ajudar,tu vai ver como vai sair pelo menos umas 70 ml de óleo velho.
Concordo com a colocação do "homi di gelu"
Eu também trocaria o filtro por um filtro normal, e colocaria um MOTUL 5.100 - 15/50W
Andaria uns 500 Km, e ai sim trocaria o filtro por um K&N, quanto ao óleo, sempre usei o MOTUL 5.100
Boa sorte
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Fui hoje lá e depois de apanhar bastante dos parafusos e pra tirar o filtro original... Consegui!
Confesso que fiquei irritado para tirar e colocar o protetor de cárter... 2 tipos de parafusos pq?! E pq tão difícil?!
Para tirar o filtro, como não tinha a chave certa, acabei usando a técnica da escrotidão: furei o filtro com uma chave de fenda e girei... Serviço de porco, mas deu certo depois de levar algumas espirradas de óleo na camisa social... rs
Antes de ir, peguei uma vasilha em casa, coloquei 3 litros d'água e marquei o nível... Quando tirei o óleo e o filtro, vi que bateu na marcação que fiz na vasilha, oq me deixou aliviado.
Óleo novo, filtro novo... E segundo a sugestão do pessoal, devo trocar tudo de novo em 500km... Tudo bem ter gasto a mais agora, desde que fique tranquilo.
Agora é rodar!
Jalapão em setembro... E alguns roles com a galera do grupo noa próximos fds!
Muito obrigado pela ajuda senhores!
Abraços!
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