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CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD
#11
Caros AMIGOS
Como ainda não li nenhum post sobre o assunto, acrescento uma informação/recomendação: como as nossas motocas são "viajadeiras" por natureza, informo por experiência própria (e triste ...) NUNCA, JAMAIS, calibrem os pneus em locais de GRANDE ALTITUDE. explico: o bocó aqui estava abastecendo a motoca em San Pedro do Atacama (2.400 mts de altitude) e ví o calibrador do posto e ao medir a pressão levei um susto ao perceber que o pneu estava SUPER CHEIO (umas 48lbs +/-). Imediatamente esvaziei os pneus. Passados uns 2 dias na volta para o Brasil o bico do pneu traseiro "soltou". CONCLUSÃO: A besta aqui esqueceu de conferir a pressão em baixa altitude, e o pneu estava SUPER BAIXO, causando aquecimento e descolamento bico.
Vivendo e aprendendo ... E compartilhando com os amigos, claro.
https://plus.google.com/u/0/photos/10218...2982320050
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#12
Konga, suas dicas tem sido importantes e valiosas. E não se culpe, pois acredito que pouquíssimos pilotos teriam a preocupação de checar pressão de pneus na altitude e depois rever na baixa altitude. Eu, por exemplo, nem sonhava com esse tipo de situação.

E parabéns pela viagem!
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#13
konga Escreveu:Caros AMIGOS
Como ainda não li nenhum post sobre o assunto, acrescento uma informação/recomendação: como as nossas motocas são "viajadeiras" por natureza, informo por experiência própria (e triste ...) NUNCA, JAMAIS, calibrem os pneus em locais de GRANDE ALTITUDE. explico: o bocó aqui estava abastecendo a motoca em San Pedro do Atacama (2.400 mts de altitude) e ví o calibrador do posto e ao medir a pressão levei um susto ao perceber que o pneu estava SUPER CHEIO (umas 48lbs +/-). Imediatamente esvaziei os pneus. Passados uns 2 dias na volta para o Brasil o bico do pneu traseiro "soltou". CONCLUSÃO: A besta aqui esqueceu de conferir a pressão em baixa altitude, e o pneu estava SUPER BAIXO, causando aquecimento e descolamento bico.
Vivendo e aprendendo ... E compartilhando com os amigos, claro.
https://plus.google.com/u/0/photos/10218...2982320050

Konga,

Apesar de obvio jamais me lembraria disso se nao tivesse visto o seu post! Otima informacao!
Abs,

Filipe Borges
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#14
Konga,

Grandes e importantes informações.

Eu também não teria essa preocupação.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#15
TOLENTINO Escreveu:O ideal é encher o pneu com uma pressão superior e posteriormente, com o pneu totalmente frio, utilizar um calibrador manual.

Boa! E antes de sair com a moto, com os pneus frios, eu meço a pressão para ter uma idéia do quanto esvaziaram desde a última calibragem.
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#16
Eu vou fazer um trecho off (serra do corvo branco) nesse findi, pretendo baixar um pouco a calibragem indicada no manual para o trecho. Penso que umas 4 libras ...
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#17
Geov,

Se o terreno estiver muito ruim, areia, barro ou pedra solta, pode até abaixar um pouco mais.

O importante é que quando voltar ao asfalto, deve recalibrar novamente, pois no asfalto, para velocidade mais alta, o pneu com pouca pressão fica instavel, e se pegar algum buraco, pode danificar a roda e pneu.

Bom passeio.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#18
Pessoal,
A concessionária quando me entregou a moto, foram categóricos, inclusive anotaram de caneta no manual, Dianteiro 35 PSi e traseiro 41 PSi.
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#19
Embaixo do banco da F800 tem as informaçôes de calibragem para o uso normal, "on", com e sem garupa.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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#20
Galera, tá igual carroça com 42/45 ai do manual .. da não ....

32/36 no asfalto ainda treme muito ...

Depende do pneu? Se é Michelin, Metzeler ???

abc.
Uruca
__________________________________________________________________________________________________
Garelli, XL-250R 88, DT-200R 95, DT-200 94, XL-125 95, Tornado 250 94, XT660R 2006, F800GS ...
Vão Rodá Putada !!!

Abc.[/I]
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