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CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD
#1
Galera,

Qual é a calibragem que vocês usam na motoca? Estou usando:

ON ROAD

32 x 35 sem garupa; e

35 x 41 com garupa

Pneus originais.

e OFF ROAD

16 X 16 (quadrada) no barro; e

27 x 30 no asfalto (para o acesso ao barro).

Metzeler Karoo II

Não sei se estão corretas.
Abs,

Filipe Borges
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#2
fborges27 Escreveu:Galera,

Qual é a calibragem que vocês usam na motoca? Estou usando:

ON ROAD

32 x 35 sem garupa

35 x 41 com garupa

Pneus originais.

e OFF ROAD

14 X 14 (quadrada)!

Metzeler Karoo II

Não sei se estão corretas.

eu uso padrão sempre 32 x 32
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#3
Estou usando o que recomenda no manual.

Asfalto: 42 - 45
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#4
Eu uso sempre o que manda o manual Wink
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#5
Salvo engano, a tabela de calibragem dos pneus que vem debaixo do banco estipula 32X36 só piloto e 36X41 piloto + garupa e, se for o caso, essa mesma calibragem se for piloto + garupa + bagagem.
Off road não tenho ideia.
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#6
Sigo o manual:
somente piloto: 32x35psi (2.2x2.4 bar)
com garupa/carga: 35x41psi (2.4x2.8bar).
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#7
Tenho usado 39 x 42 em todas situações por recomendação da Caltabiano (pneus originais).
Percebi que diminui a estabilidade na rodovia quando a Calibragem cai abaixo de 30.
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#8
TOLENTINO Escreveu:Sigo o manual:
somente piloto: 32x35psi (2.2x2.4 bar)
com garupa/carga: 35x41psi (2.4x2.8bar).

Beleza!

Outra coisa, um dia na Caltabiano vi o mecânico chefe testando a calibragem de uma K 1300 (acho que era essa) que mostra a calibragem no computador de bordo.

Ele disse que se a mangueira do posto for longa, geralmente é, é para colocar 2 libras a mais porque elas são perdidas na mangueira.

Alguém já ouviu ou faz isso aí?!?!?

Na concessionária eles checam a calibragem com calibrador, na roda!

Abraços!
Abs,

Filipe Borges
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#9
Borges, não sou engenheiro ou especialista no assunto mas não me parece lógica a informação do mecânico, pois pelo que sei o calibrador eletrônico "equaliza" a pressão ao ser conectado no bico do pneu/câmara, ou seja, forma-se um rede pressurizada entre o interior do pneu e da mangueira e, então, é injetado ou extraído ar de maneira que essa "rede" atinja o valor estabelecido. Uma vez desconectada, ocorre a despressurização apenas da mangueira, mas o pneu mantem a pressão definida. Nesse caso, não importa o comprimento da mangueira e sim sua estanqueidade.

É muito simples tirar essa duvida. Basta ter em mãos um calibrador manual de boa qualidade e, após encher o pneu no posto de combustível, conferir o valor.

O ideal é encher o pneu com uma pressão superior e posteriormente, com o pneu totalmente frio, utilizar um calibrador manual.
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#10
Tolentino,

Também achei bem estranho. Olha que corri de kart, carro, etc... Sempre conferimos a calibragem no calibrador, como você disse.

Na concessionária vi que o dono da moto reclamou da calibragem sugerida. O mecânico mostrou que no painel faltaram as ditas 2 libras e faltou da mangueira. Sei lá! Vou comprar um calibrador e fazer o teste.

Abraços
Abs,

Filipe Borges
  Responder


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