• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Conector auxiliar de power can-bus
Vi neste forum referencias ao conector auxiliar de power que existe nas motos BMW com can-bus.

Não vi nenhuma descrição do conector.

Fiz um documento mostrando o conector, pinagem e localização na F800GS.

A pinagem é a mesma em qquer moto. A localização varia com o modelo.

Segue o link para um pdf com a descrição: F800GS_auxcon_descricao.pdf
  Responder
Em qual aplicação poderíamos usar?
  Responder
shw Escreveu:Em qual aplicação poderíamos usar?

Ligar acessorios tipo GPS, farol auxiliar, roupa com aquecimento eletrico, tomada USB fixada ao guidom ....

Todas as BMW novas usam can-bus o que dificulta e muito a instalação de qquer equipamento que necessite de 12V ligado ao chicote original da moto (para ser desligado quando a moto é desligada).

Uma alternativa é ligar o equipamento direto à bateria que bypassa totalmente o can-bus.
O problema é que se voce desliga a chave da moto o equipamento continua ligado e eventualmente a carga da sua bateria vai embora.
Mesmo voce lembrando de desligar o acessorio, algum engraçadinho pode re-ligar a chave de um farol de milha por exemplo e sua bateria ...

Usando este conector auxiliar voce pode ligar um acessorio qquer que vai estar atrelado à chave da moto.

O unico senão é que quando tentei comprar o conector no Rio de Janeiro a Autokraft disse que não existia e eu tive que importar.

No meu caso usei o conector auxiliar para ligar um GPS e farol de milha.

PS: existem alternativas tipo o CLS connect porem custa 10 x mais que o conector BMW e ocupa mais espaço.
  Responder
Legal,eu uso o gps direto na bateria, é fato que se não se ligar a bateria vai arriar.Será que serve na LC?
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
sal silva Escreveu:Legal,eu uso o gps direto na bateria, é fato que se não se ligar a bateria vai arriar.Será que serve na LC?

O conector auxiliar existe em todas as BMWs com can-bus e a pinagem é a mesma. A localização varia de modelo para modelo.
  Responder
buzios Escreveu:O conector auxiliar existe em todas as BMWs com can-bus e a pinagem é a mesma. A localização varia de modelo para modelo.

E esse aqui sera que é bom?
http://www.maxbmwmotorcycles.com/fiche/P...WER_SOCKET
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto.
Sem conflito nenhum com a can-bus na utilização de GPS e faróis auxiliares. E toda vez q se desliga a chave o sistema é desligado em seguida.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
  Responder
PabloTiago Escreveu:Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto.
Sem conflito nenhum com a can-bus na utilização de GPS e faróis auxiliares. E toda vez q se desliga a chave o sistema é desligado em seguida.

Não é bem assim.
Tudo na BMW esta ligado via can-bus e o microcontrolador esta calibrado para a carga de cada dispositivo.
Se voce ligar um relé a qquer ponto do can-bus ("recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto") voce estara mudando a impedancia do circuito e o computador de bordo pode reclamar e sua moto não ligar mais.

Voce pode tentar ligar um rele com impedancia muito grande em paralelo ou em serie com impedancia muito pequena e rezar para o computador ficar feliz.

Outra opção é ligar em qquer ponto do can-bus e REPROGRAMAR o computador para a nova carga, o que exigiria acesso ao software da BMW (ou uma hackeada braba).

Note que o conector auxiliar está ligado ao can-bus e é até aonde eu sei a unica forma garantida de voce ligar algum acessorio que necessite de 12V acoplado a chave de ignição.

Como ja comentei em post anterior eu usei o conector auxiliar para ligar meu GPS e farois auxiliares que inicialmente eram de lampada comum de 55W cada.
Como eu não sei qual é o limite de carga do conector auxiliar eu usei um relé.
Assim a carga em si esta direto na bateria via relé e um fusível.
O power de ativar/desativar o relé esta ligado ao conector auxiliar.

Eu não sei se outras concessionarias BMW no Brasil teriam o conector auxiliar.
Eu sei que tentei comprar na Autokraft do RJ e fui informado que não existia no Brasil (ou porque não tem mesmo ou porque eles não tinham e não queriam ter)

Comprar nos EUA ou na Europa porem é facil.
  Responder
buzios Escreveu:Não é bem assim.
Tudo na BMW esta ligado via can-bus e o microcontrolador esta calibrado para a carga de cada dispositivo.
Se voce ligar um relé a qquer ponto do can-bus ("recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto") voce estara mudando a impedancia do circuito e o computador de bordo pode reclamar e sua moto não ligar mais.

Voce pode tentar ligar um rele com impedancia muito grande em paralelo ou em serie com impedancia muito pequena e rezar para o computador ficar feliz.

Outra opção é ligar em qquer ponto do can-bus e REPROGRAMAR o computador para a nova carga, o que exigiria acesso ao software da BMW (ou uma hackeada braba).

Note que o conector auxiliar está ligado ao can-bus e é até aonde eu sei a unica forma garantida de voce ligar algum acessorio que necessite de 12V acoplado a chave de ignição.

Como ja comentei em post anterior eu usei o conector auxiliar para ligar meu GPS e farois auxiliares que inicialmente eram de lampada comum de 55W cada.
Como eu não sei qual é o limite de carga do conector auxiliar eu usei um relé.
Assim a carga em si esta direto na bateria via relé e um fusível.
O power de ativar/desativar o relé esta ligado ao conector auxiliar.

Eu não sei se outras concessionarias BMW no Brasil teriam o conector auxiliar.
Eu sei que tentei comprar na Autokraft do RJ e fui informado que não existia no Brasil (ou porque não tem mesmo ou porque eles não tinham e não queriam ter)

Comprar nos EUA ou na Europa porem é facil.
Correto!
No meu caso pego o sinal que chega a tomada 12v.
Até hoje zero problemas. Talvez eu seja muito sortudo né!! Kkkkkk.
Mas o melhor mesmo é importar tais conectores originais Bmw.
Abraço a todos.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
  Responder
PabloTiago Escreveu:Correto!
No meu caso pego o sinal que chega a tomada 12v.
Até hoje zero problemas. Talvez eu seja muito sortudo né!! Kkkkkk.
Mas o melhor mesmo é importar tais conectores originais Bmw.
Abraço a todos.

Realmente ligar na tomada externa de 12V é uma opção porem para esconder os fios voce tem que descarcar a fiação original.

Para exemplificar o que eu fiz na minha moto segue um esquema de ligações:

.jpg   esquematico.jpg (Tamanho: 333.2 KB / Downloads: 261)
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Localização dos conectores (tomada) auxiliar da F 750 GS Amilcar23 8 65,579 26-06-2024, 18:38
Última Mensagem: DanielAdv
  Farol auxiliar de 5 leds, não encontro nada a respeito na internet! Encjunior 3 7,482 30-01-2019, 16:57
Última Mensagem: Encjunior
  Review Farol Auxiliar Denali D4 JuniorNM 14 14,906 31-07-2018, 23:22
Última Mensagem: ads.froes
  Farol Auxiliar - GambiTech Tortato 3 2,896 08-11-2015, 17:52
Última Mensagem: RicBoris
  Farol auxiliar de LED - Sr. Komy amorlin 188 114,016 19-07-2015, 23:00
Última Mensagem: Iceman
  Tanque de combustível auxiliar F800GS - 14 litros FernandoHM 39 30,997 29-08-2014, 14:17
Última Mensagem: Matheus
  Fárol Auxiliar Tite_W 15 13,738 17-10-2013, 12:01
Última Mensagem: Flavio

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)