29-06-2021, 08:35
adriel Escreveu:Apenas uma observação: a Shell vende a gasolina V-Power Nitro+, que é apenas aditivada e possui 92 RON, e a V-Power Racing, que é a premium e possui 98 RON (alta octanagem).
Na minha região a Racing é mais difícil de encontrar do que a Podium e pelo nome é bem fácil de confundir também.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Adriel,
Para variar as sopas de letrinhas sempre deixam as coisas meio confusas.
Existem 3 classificações de octanagem de combustíveis:
- RON (Research Octan Number)- método normalizado pela ASTM D2699
- MON (Motor Octane Number) - método normalizado pela ASTM D2700
- IAD (Índice Anti Detonação)- média ponderada entre RON e MON
O MON realiza o teste com o motor padrão com plena carga e giro máximo enquanto o RON é com plena carga e médio giro 3000rpm. RON expressa as condições normais e mais reais de uso do motor, ninguém pilota a pleno giro e plena carga...
A gasolina Podium da Petrobrás tem 102 RON enquanto que a V-Power Racing tem 98 RON. A V-Power Nitro tem apenas 87 RON, abaixo do mínimo aceitável para BMW.
Aditivos todas as gasolinas possuem. Não confundir aditivo (detergente, anti-oxidante, anti-espumante, etc.) com produto para aumentar octanagem.
A grande solução brasileira de aditivar álcool etílico na gasolina foi aumentar a octanagem e com isso retirar a tetraetila de chumbo usada anteriormente, por ser extremamente tóxica. Hoje a Europa usa álcool nas suas gasolinas....
Usar gasolina de baixa octanagem só em casos especiais, por não ter achado gasolina de qualidade no meio do nada deste Brasilzão.
Apesar de mais caras, as de alta octanagem tem performance muito melhor e a médio e longo prazo saem mais barato, pois não acabam com teu motor.
Se o projetista do motor especifica o combustível, siga as instruções....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...