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Defeito no EWS da R1200GS
#21
cerqueira Escreveu:Ramón,

é luizclaudiocerqueira@bol.com.br

Estarei até 28/12 em Munique. Vou á Áustria (Salsburg) e daí Colônia e Frankfurt.

Se entender que posso te trazer ou encomendar alguma peça nestas cidades conte comigo.

Abçs
Luiz


Valeu Cerqueira! Resolvi tirar da Caltabiano e colocar na mão de um outro mecânico particular para ter uma segunda opinião sobre a necessidade da troca, afinal o preço da peça, no Brasil ou no exterir é super alto. Talvez eu acabe tendo que comprar mesmo, aí, se der tempo eu pedirei sua ajuda (te mandei um e-mail particular). De qualquer maneira não deixarei de registrar o final dessa novela aqui no fórum, para poder esclarecer e ajudar os amigos numa necessidade futura. Aguardem novidades em breve. Abração.
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#22
Combinado Ramón!!

Uma ótima opinião sobre teu problema consegue no Valdemir...Motopoint, Rio Claro.

Abçs
Luiz
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#23
YYZ Escreveu:Oi pessoal, minha GS (1200, ano/mod 2008) me deixou na mão semana passada. Simplesmente apagou e apresentou a inscrição EWS no painel. Guinchada para a concessionária o veredito foi que o módulo EWS (algo relacionado ao codificador da ignição/chave) precisa ser trocado e tem que vir da Alemanha! Estimativa 30 dias e ainda nem sei quanto vai custar... Alguém já passou por essa situação? Alguma dica?



Ramon,


Existe um recall (USA/CAnada) da BMW para repor o EWS das GS 1200, RT e K.

Verifique com um concessionario, se a sua moto esta incluida no recall.

Aqui os modelos e numeros de chassi do recall(USA/CAN): http://www.bmwlt.com/forums/rt-series/37...-info.html

Sapi
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#24
Sapi Escreveu:Ramon,


Existe um recall (USA/CAnada) da BMW para repor o EWS das GS 1200, RT e K.

Verifique com um concessionario, se a sua moto esta incluida no recall.

Aqui os modelos e numeros de chassi do recall(USA/CAN): http://www.bmwlt.com/forums/rt-series/37...-info.html

Sapi

Muito obrigado pela dica! Vou verificar sim, apesar de que, pelo que entendi, o recall mencionado estar direcionado para motos vendidas nos EUA. Mas enfim, excelente dica, obrigado. A propósito, para os amigos que estão acompanhando a "novela", o mecânico particular a quem levei a moto para uma segunda opinião, deu o mesmo veredito... Troca do módulo BMSK, por enquanto continuo pesquisando e estudando a melhor maneira de fazê-lo, já que não é simples comprar no exterior (há concessionárias que não vendem peças codificadas para outros países, outras vendem mas demoram um tempão para entregar e é necessário ter alguém no país para retirar, a concessionária brasileira desaconselha peças eletrônicas compradas nos EUA e recomenda, se for para comprar no exterior, comprar na Europa, o que torna a logística bem mais complicada, enfim uma odisseia). Abraço e feliz 2016!
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#25
Medaina, desculpa, mas você acha que outra marca seria diferente?

Numa boa, é tudo farinha do mesmo saco. Porém, por enquanto, eu disse pro enquanto, nada tenho a reclamar, pelo contrário, fui muito bem atendido.

Outra dia estava vendo na TV uma passeio ou encontro de ferraristas. Um deles ficou pelo meio do caminho por problemas eletrônicos. Imagino a raiva desse sujeito, kakakakaka.

Um amigo tem uma Ducati MS 1200, semi nova e já deu bastante aporrinhação pra ele, apesar de adorar a moto.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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#26
YYZ Escreveu:Muito obrigado pela dica! Vou verificar sim, apesar de que, pelo que entendi, o recall mencionado estar direcionado para motos vendidas nos EUA. Mas enfim, excelente dica, obrigado. A propósito, para os amigos que estão acompanhando a "novela", o mecânico particular a quem levei a moto para uma segunda opinião, deu o mesmo veredito... Troca do módulo BMSK, por enquanto continuo pesquisando e estudando a melhor maneira de fazê-lo, já que não é simples comprar no exterior (há concessionárias que não vendem peças codificadas para outros países, outras vendem mas demoram um tempão para entregar e é necessário ter alguém no país para retirar, a concessionária brasileira desaconselha peças eletrônicas compradas nos EUA e recomenda, se for para comprar no exterior, comprar na Europa, o que torna a logística bem mais complicada, enfim uma odisseia). Abraço e feliz 2016!

Ramon,

O probleam eh o EWS = Antena que recebe o sinal da chave e magnetiza o chip.

A antena transmite um campo magnetico que energiza a chave e por sua vez o chip energizado transmite um sinal com numeros que deve ser aceito pela canbus.

Nao existe nada a ser codificado.

Instalar o EWS pode ser feito em casa pelo dono da moto. Se voce ou algum amigo tem um GS911 para fazer o diagnostico, e estiver mostrando falha do EWS, existe 2 possibilidades
1- Cabos/fiacao com problema entre antena e canbus.
2- Antena.

Detalhe, voce nao pode ter outra chave com chip proximo da chave da sua moto, pois a antena pode ler a outra chave e assim nao libera o sistema.

Aqui o codigo para o novo EWS .... 61 35 7 705 247

Sapi
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#27
Sapi Escreveu:Ramon,

O probleam eh o EWS = Antena que recebe o sinal da chave e magnetiza o chip.

A antena transmite um campo magnetico que energiza a chave e por sua vez o chip energizado transmite um sinal com numeros que deve ser aceito pela canbus.

Nao existe nada a ser codificado.

Instalar o EWS pode ser feito em casa pelo dono da moto. Se voce ou algum amigo tem um GS911 para fazer o diagnostico, e estiver mostrando falha do EWS, existe 2 possibilidades
1- Cabos/fiacao com problema entre antena e canbus.
2- Antena.

Detalhe, voce nao pode ter outra chave com chip proximo da chave da sua moto, pois a antena pode ler a outra chave e assim nao libera o sistema.

Aqui o codigo para o novo EWS .... 61 35 7 705 247

Sapi
Precisas informações, Sapi!

[emoji2] [emoji106]
____________
Ricardo Boris
Ipu / Ceará
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#28
Se abrir uma pesquisa no google encontrará diversos links: EWS problem

exemplo:

The BMS-K(P) ECU

A certain portion of the BMS-K(P) software is dedicated to the EWS. This block of software integrates the data from the Key (by means of the Evaluations electronics, to the rest of the engine management functions of the ECU. It's primary tasks are:

To retrieve the identification data from the Transponder in the key and validate its authenticity
To release the rest of the engine management functions, if the they key is authenticated
It manages up to a total of 10 keys
It manages the keys that have been blocked (typically if you've lost a key, you can have it blocked)
The EWS procedure at start-up is as follows:

When the ignition is switched on, it powers the Evaluation electronics and in turn the Transponder chip in the Key
The BMS-K(P) authenticates the key data against its corresponding data within the BMS-K(P)
Based on a secret algorithm, a random number is manipulated by both the Transponder as well as the BMS-K(P). The Key's answer is transmitted back to the BMS-K(P), and if they are a match, the rest of the engine management functions are released.


The dreaded "EWS issue" has a silver lining?
What to do when things go wrong

Unlike, loosing your key (quite probable) or an electronic failure within the BMS-K(P) (highly unlikely – cars have been using these modules for years!), the unreliability of the Ring antenna and Evaluation electronics, does have a silver lining… Anyone can replace it! (no special matching by the BMW diagnostic computer required) – unlike the learning of a new key or the replacement of a BMS-K(P) control unit!

That’s why you should have at least ONE spare unit amongst your riding party… AND ALWAYS carry your spare key… The spare key is essential as it is required when your loose (misplace, of course) your current key, however also required for the emergency Ring Antenna replacement procedure (the original ring antenna is difficult to replace, hence you will only be unplugging the wires from the original connector and plugging them into your replacement unit. However your replacement unit will not reach your key in your ignition switch – hence you require two keys… one in the ignition switch (to turn the ignition) and the other taped or cable-tied into the replacement ring antenna, to authenticate and enable your engine controller…Wink


What you require…
A spare ring antenna (New part#: 61 35 7 705 247 ) released 06 2008
Your spare ignition key!
Some cable ties and/or tape (to fasten the spare key to the replacement ring antenna)

Is the ring antenna always at fault!
NO! in some occasions the symptoms of the motor not starting and “EWS” displayed intermittently or permanently on the instrument cluster are NOT the result of a faulty Ring antenna!

If the Low beam comes on and “EWS” is displayed, when the ignition is switched on the first time after the battery has been removed, the Ring antenna is NOT faulty!

This happens when the BMS-K(P) boots up incorrectly… A good booted BMS-K(P) always shows the gear indicator in the instrument panel, provided the gear selector potentiometer is NOT faulty (GS-911 will tell you this).

Once the ignition is switched on a second time, the EWS should function normally!


What to check before replacing the Ring antenna?
Cycle the ignition again, and if the problem persists, then
Check the wiring and wiring connector to the Ring antenna for:
Any damage (possibly caused by chaffing etc. or rodent damage)
Over tightened cable ties that might have cut into the wiring or are preventing good contact at the connector (due to lack of slack in the wiring)
Poor connection at the connector to the ring antenna
Read the fault codes with GS-911. The ring antenna might not be the problem that is preventing your motor from starting!
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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#29
Estava pesquisando na net e parece-me um problema corriqueiro em 2008, talvez até um problema conhecido pela BMW. ACho que não custa nada imprimir e apresentar provas que o problema existiu em algum momento lá atrás (2006 a 2008).

Exemplo:

There is a PUMA Measure on the BMW Online System that your dealer should be well acquainted with...

US 11588817-04 - "EWS" fault display in the instrument cluster

Complaint

Motorcycle does not start. "EWS" is intermittently or permanently displayed in the instrument cluster

Cause

1. The battery was previously disconnected and was connected before the ignition was switched on for the first time.

2. There are increasing failures of the EWS ring aerial on motorcycles manufactured on or after 18.9.2006

Measure

In rare cases, the BSM-K or BMS-KP software may not have been started (booted) completely correctly when the ignition is switched on. A fully booted BMS-K(P) always shows the gear indicator in the instrument panel, provided that the gearbox potentiometer is NOT faulty.

1. If the "EWS" display appears in the instrument panel and the low-beam headlight lights up when the ignition is switched on for the first time after the battery has been connected, it is NOT a ring aerial fault.

It is a booting error in the BMS-K(P). Do NOT replace any parts.
The fault does NOT occur on either of the two K25MO models or the K71/K72 models.

Once the ignition has been switched on for a second time, the EWS system functions normally again.

In the event of an EWS complaint, please ask the customer whether the battery had previously been disconnected and whether the fault occurred the first time the ignition was switched on.

2. Please carry out interactive diagnostics on the EWS system using GT1. Move (pull, push, kink, etc.) the line, or wiring harness, during measurement of the EWS ring aerial to the BMS-K(P). Check for overtightened cable ties that may have cut into the wiring harness or otherwise damaged one or more lines.

If you cannot find a fault by means of interactive diagnostics, GT1 will first prompt you to replace the EWS ring aerial. Proceed with the replacement of the EWS ring aerial.

Please do NOT replace the BMS-K(P) or BMS-KP.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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#30
Artigo muito bom sobre o assunto. Abaixo segue link

Parece-me que a BMW até notificou proprietários de R1200GS 2007 e 2008

http://www.motorcycleinfo.co.uk/index0d4...eId=347943
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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