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E pra variar, CARDAN!
#31
alberto dy Escreveu:concordo totalmente Guilherme, Quero levar no Piu, para mim o melhor, mas estou em Curitiba e é complicado, assim desisti dos famosos e dos gênios da porquice, tem um famoso que postou a pouco tempo que GS a Ar não precisa de selar as coifas e ele recomenda Motul C4 no cardan Deve estar senil, o outro não usa torquimetro e conseguiu colocar um 11kg/f em vez de 11Nm no meu filtro de óleo. Moral da história, estou fazendo em casa tudo que posso, inclusive o cardan, mas está dificil o Staburag NPT30 em pouca quantidade, nem na autorizada de Curitiba tem (acho que também não estão usando na oficina) encomendei mas deve levar 2 meses para chegar assim como o Optimoly da Castrol.

Staburags NBU 30 PTM - 07 55 9 056 992 - R$365,00 com 50gramas (se chegar, acho que vou comprar no e-bay para garantir)
Castrol Optimol TA (cobre)part number 18 21 9 062 599 - R$175,00 a bisnaguinha que dá para no maximo 2 cardans

Com estes valores é impossível usar os produtos adequados para um serviço correto com as oficinas lixo cobrando o que cobram para fazer a manutenção dos cardans e neguinho ainda ganha um furo de presente e acha bom.

A autorizada de Curitiba não usa esses recomendados no manual, pelo menos não dessas marcas. Fiz a segunda revisão da minha lá, ainda na garantia, e pedi a checagem especificamente do cardan e confirmei que haviam feito na retirada da moto. Na revisão seguinte, em uma oficina especializada em motos de alta cilindrada, o mecânico teve que fazer mágica para descolar a junta. Claramente não tinha sido lubrificada na revisão, talvez nem mesmo na fábrica. Por sorte não ouve danos no metal, mas fica o alerta.

Eu não consegui comprar o Optimoly no Brasil. Comprei pelo eBay usando o part number BMW e chegou bem rápido. A graxa da coifa consegui fracionado com um vendedor do Mercado Livre que alguém me indicou aqui no fórum, salvo engano pelo Guilherme, mas parece que o anúncio foi removido.


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#32
adriel Escreveu:A autorizada de Curitiba não usa esses recomendados no manual, pelo menos não dessas marcas. Fiz a segunda revisão da minha lá, ainda na garantia, e pedi a checagem especificamente do cardan e confirmei que haviam feito na retirada da moto. Na revisão seguinte, em uma oficina especializada em motos de alta cilindrada, o mecânico teve que fazer mágica para descolar a junta. Claramente não tinha sido lubrificada na revisão, talvez nem mesmo na fábrica. Por sorte não ouve danos no metal, mas fica o alerta.

Eu não consegui comprar o Optimoly no Brasil. Comprei pelo eBay usando o part number BMW e chegou bem rápido. A graxa da coifa consegui fracionado com um vendedor do Mercado Livre que alguém me indicou aqui no fórum, salvo engano pelo Guilherme, mas parece que o anúncio foi removido.


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Adriel,

Há muitos relatos de motos mais recentes fornecidas pela BMW Manaus SEM a lubrificação dos eixos estriados, assim como nas partes internas das coifas.

Vocês usuários destes modelos mais novos (R1250GS) deveriam questionar a BMW diretamente, mas não no CC pois estre vai se eximir sempre dizendo ... é assim mesmo...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#33
All,

Acho que está mais do que na hora de começarem a reclamar sobre este problema "de fábrica".

Não sei se as R1200GS LC também, mas com certeza pelos relatos as R1250GS LC estão sendo entregues pela fábrica de Manaus sem:

- a lubrificação dos eixos estriados na saída do câmbio e na entrada da caixa de redução traseira
- sem a graxa nas partes internas das coifas do monobraço (ou manga do eixo cardã).

Creio que quanto mais gente telefonar a eles, melhor, deverá haver alguma reação da fábrica.

[ATTACH=CONFIG]11098[/ATTACH]

Expliquem CLARAMENTE o observado na 1a revisão pós garantia,. a falta destas lubrificações.


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   BMW SAC.JPG (Tamanho: 15.04 KB / Downloads: 33)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#34
All,

Graxa Staburags NBU 30 PTM tem a disposição na Grand Brasil em SP:


Vou ter somente GRAXA LUBRIF STABURAGS NBU 30 PTM 50G
Part number: 07559056992 = R$269,00


BMW Grand Brasil
Eduardo Calixto
Lider de Armazém
Pós Vendas
Av. Dr. Gastão Vidgal, 1357
05314-000, São Paulo - SP - Brasil

Phone: +55 11 3883-7151
Celular: +55 11 97517-4666
Mail:eduardo.calixto@grandbrasil.com.br
Web: http://www.grandbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/GrandBrasil



[ATTACH=CONFIG]11099[/ATTACH]


Descrição do produto (traduzido de site na Alemanha):

Graxa lubrificante e de montagem

STABURAGS NBU 30 PTM é uma graxa de montagem resistente à água contendo lubrificantes sólidos contra tribo-corrosão (formação de ferrugem de ajuste e fricção). Particularmente comprovado para aplicações em condições climáticas externas com alta influência de umidade.
Referência BMW: 07559056992
Conteúdo: tubo de 50g
Disponível como tubo de 50g, cartucho de 450g, lata de 1,2kg, hobbock de 30kg, barril de 220kg

Benefícios para sua aplicação:

Graxa de montagem contra corrosão por atrito
Boa proteção contra corrosão
Muito boa resistência à água mesmo em condições externas
Liberação de Knorr-Bremse N 12006-37

Áreas de aplicação:

STABURAGS NBU 30 PTM provou ser uma graxa de montagem para ajustes de folga, conexões de água e água quente e guias deslizantes, especialmente em máquinas de enchimento, eixos de válvulas ou guias de cilindros e como graxa de vedação. Da mesma forma, pode ser usado para guias deslizantes, parafusos, fusos e
parafusos, por exemplo em 5a roda de caminhões.
Especialmente para componentes externos em freios para veículos ferroviários, como parafusos e articulações de freio.
STABURAGS NBU 30 PTM facilita a montagem e desmontagem de sensores ABS em veículos.

Notas de aplicação:

Para freios sem bicos de graxa, a variante spray do Staburags NBU 30 PTM deve ser usada para relubrificação.
Para uma aplicação ideal para penetrar no espaço de lubrificação, recomenda-se um tempo de pulverização de pelo menos 8 segundos.
Isso aumenta a eficiência dos veículos ferroviários com hastes de freio e garante longos intervalos de manutenção.
Como graxa de montagem, o produto deve ser aplicado para cobrir o metal, por exemplo, à mão, pano ou pincel, mas não esfregado.
No caso de aplicações de baixa temperatura, o lubrificante adere bem até pelo menos -40°C.


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   Staburags.JPG (Tamanho: 14.1 KB / Downloads: 34)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#35
Graxa Optimoly TA da Castrol

BMW part number 1821062599 - Preço R$ 173,72

BMW Grand Brasil
Eduardo Calixto
Lider de Armazém
Pós Vendas
Av. Dr. Gastão Vidgal, 1357
05314-000, São Paulo - SP - Brasil

Phone: +55 11 3883-7151
Celular: +55 11 97517-4666
Mail:eduardo.calixto@grandbrasil.com.br
Web: http://www.grandbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/GrandBrasil


[ATTACH=CONFIG]11100[/ATTACH]


Descrição (traduzido do site da Castrol)

OPTIMOL™ PASTE TA para conexões roscadas até + 1100°C/+ 2012°F. É usado como pasta de montagem e
evita o emperramento, soldagem ou escamação. OPTIMOL PASTE TA garante um bom efeito de separação e vedação em altas
temperatura e ambientes úmidos, bem como sob a influência de meios agressivos.

Indicada para montagem de componentes sujeitos a corrosão, temperaturas extremas e ambientes desfavoráveis ​​como como:
- parafusos, buchas e válvulas
- juntas flangeadas e conexões de tubos roscados
- componentes de travamento positivo
- lacres, caixas de empanque e embalagens
- superfícies de fricção de metal leve/aço
• Como lubrificação básica ou de película fina para superfícies deslizantes sob altas cargas térmicas
• Faixa de aplicação de temperatura - 40°C/-40°F a + 1100°C/+ 2012°F

Vantagens
• OPTITEC® - Tecnologia CASTROL OPTIMOL
• alta capacidade de carga
• resistente à água quente e fria
• efeito lubrificante imediato
• econômico em uso
• resistência limitada a álcalis e ácidos
• boa proteção contra corrosão
• boa capacidade de separação


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   Optimoly TA.jpg (Tamanho: 7.06 KB / Downloads: 34)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#36
Parabéns pelos posts Gnegraes. Sempre com riqueza de detalhes e procurando ajudar a galera.
  Responder
#37
Quando o assunto é moto com cardã eu fico atrás da moita atento à conversa.

Não consigo imaginar como uma moto de 100 mil reais pode sair da fábrica com alguns gramas a menos de graxa num componente crítico e caríssimo.

E sobre as graxas especiais que são utilizadas no cardã: lubrificação dos estriados e vedação das coifas...será possível que no universo de fabricantes não há substitutas?

Luiz Baum
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#38
luiz baum Escreveu:Quando o assunto é moto com cardã eu fico atrás da moita atento à conversa.

Não consigo imaginar como uma moto de 100 mil reais pode sair da fábrica com alguns gramas a menos de graxa num componente crítico e caríssimo.

E sobre as graxas especiais que são utilizadas no cardã: lubrificação dos estriados e vedação das coifas...será possível que no universo de fabricantes não há substitutas?

Luiz Baum


Luiz,

Se você atentar para as especificações técnicas delas, verá que são bastante específicas.
Verá que parecem se encaixar como luva.
De outra forma usariam qualquer graxa comum.

Graxas são lubrificantes prá lá de especiais, chegam a ser até mais complexas que óleos lubrificantes quanto às condições mecânicas de uso.
Veja o caso da Klüber, o catálogo de produtos deles é vasto, além de pastas lubrificantes, óleos, etc.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#39
Luiz,
Pode acreditar, o Guilherme está corretíssimo em suas observações.Como já disse em outro post lá atrás, a minha moto veio com a falta de graxa na estria no lado da caixa da coroa e pinhão. E outra coisa, relembrando, após a segunda revisão na CC, ela veio com a coifa dianteira do cardam totalmente fora da posição. Liberando a entrada de água e terra, além de não ter a graxa de proteção. Então todo cuidado com as intervenções de mecânicos é necessário.

Depois disso, como resido no interior, resolvi eu mesmo fazer a manutenção básica, pastilhas, óleo, filtros, cardam. Usei e vou continuar utilizando graxas nacionais com as mesmas funções das originais. As especificações se encontram no site do fabricante.
A graxa para o estriado é a ecograx 210.
A graxa para as coifas é ecograx PTFE.
Estou satisfeito, pois cumprem com a necessidade sem observações.
Sds

[Imagem: 790d9d4607c75af64f8be2ecf43299b9.jpg]

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#40
luiz baum Escreveu:Quando o assunto é moto com cardã eu fico atrás da moita atento à conversa.

Não consigo imaginar como uma moto de 100 mil reais pode sair da fábrica com alguns gramas a menos de graxa num componente crítico e caríssimo.

E sobre as graxas especiais que são utilizadas no cardã: lubrificação dos estriados e vedação das coifas...será possível que no universo de fabricantes não há substitutas?

Luiz Baum


Luiz,

Eu não diria que são graxas "especiais"...
O correto é que cada uso pede um lubrificante específico, seja óleo ou graxa.


>>> Mais duas observações interessantes e importantes:

1) a graxa Optimoly TA tem vários usos nas BMWs:

- eixos estriados nas conexões com as juntas cardã = alta pressão
- uniões tipo ponta-bolsa do sistema de escapamento = altas temperaturas
- conexão roscada da Sonda Lambda = altas temperaturas
- semi eixos da balança monobraço

Obs.: a Porsche a usa também nas roscas de velas...


2) Staburags

- eixos das balanças das suspensões traseiras = exposição à água
- barra intermediária do pedal do câmbio = exposição à água
- eixo do pedal do freio traseiro = exposição à água



Para que o assunto não fique apenas nos termos técnicos, um pouco estéril, abaixo alguns exemplos de uso destas duas graxas. Elas também são usadas em vários outros modelos BMW:

[ATTACH=CONFIG]11101[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11102[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11103[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11104[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11105[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11106[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11107[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11108[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
                       
       
Guilherme

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