CM-R1200-GS Escreveu:Andre,
Quando a minha deu uma abaixada, chegando perto do mínimo, eu completei, inclusive, somente com água (limpa), filtrada.
Isso ajudou a diluir um pouco o líquido, e depois disso, a bomba d´água nunca mais vazou.
Já vi em outros locais, que o líquido original, é mais denso, para evitar o congelamento, o que acho que não se aplica para o nosso clima.
Sei lá, mas sei que nunca mais vazou, havia vazado um pouco em um dia de muito calor.
Cássio,
O etileno-glicol utilizado em todos os líquidos de arrefecimento no mundo tem duas funções:
- diminuir o ponto de congelamento da mistura para - 33 graus C, evitando que o líquido congele no radiador, tubulações e mangueiras.
-
aumentar o ponto de ebulição para
+163 graus C. Essa caracerística é muito importante, pois evita que se forme vapor de água no sistema e consequentemente um aumento de pressão enorme (causado pelo vapor) e que romperia todas as mangueiras do sistema, as peças mais fracas. A temperatura do líquido de arrefecimento com o motor na condição aquecido normal, oscila de 92 a 96 graus C, muito próximo dos 100 graus C quando a água entra em ebulição e surge vapor.
Por isso, quando for repor líquido no tanque de expansão, coloque sempre uma solução de água e etileno glicol.
Tenho em casa um pequeno galão com mistura já preparada para isso.
Cuidado: ao manusear o etileno-glicol, evite por as mãos na boca ou nos olhos, o material é bastante tóxico, lave bem as mãos depois.