20-02-2014, 06:25
Sobre baterias...
As baterias são acumuladores de energia. E como tal, tem uma vida útil. O que vai determinar essa vida útil é como ela é utilizada e mantida. Como regra geral, a durabilidade é determinada pelo número de ciclos de carga e descarga. Cada modelo tem uma especificação diferente. Mas por exemplo, se uma uma bateria foi projetada para ter 500 ciclos, cada vez que ela descarregar e for carregada vai diminuindo sua vida útil. Obviamente que se o ciclo não for completo e ela for recarregada novamente isto vai influenciar; mas existe um cálculo extremamente complexo para demonstrar isso.
Outro fator é a descarga e condições de descarga e carga. Em climas frios a bateria é muito mais exigida, chegando inclusive a falhar no frio extremo. A carga deve ser lenta e constante. Quanto mais rápida a carga, maior será o aquecimento e consequentemente maior a diminuição da vida útil da bateria.
A descarga nunca deverá ser total. Caso isto aconteça, a vida útil da bateria será comprometida. Ela eventualmente vai pegar carga novamente se for recarregada. Mas se a vida útil da bateria estava prevista para 500 ciclos, então ela só vai durar uma parte disso; pode ser 100 ou 200 ciclos. Mas nunca mais será a mesma. É por isso que a BMW pede uma quilometragem "X" durante um certo período de tempo; pois assim eles podem assegurar-se que a bateria esteve sendo carregada e não ficou descarregada por falta de uso.
Mas como fazer a bateria durar mais?
Muitos de nós somos "motociclistas de final de semana". A bike fica ali na garagem parada e roda alguma coisa em um ou dois dias. As vezes pode ficar parada por semanas ou meses. Aí é claro que a bateria não vai segurar a carga. O ideal é conectar um carregador externo na bateria e mantê-la sempre com a carga ideal. Nas BMWs isto é complicado pelas questões de eletrônica e CANbus. Além disso, os carregadores "baratos" não medem a carga e podem destruir a bateria com sobrecarga, além do risco de fritar toda a eletrônica da moto (o que vai custar muito caro no bolso).
Existem carregadores específicos para análise, descarga e carga lenta e controlada da bateria. No meu caso, eu utilizo o carregador original da BMW que pode ser plugado direto no soquete existente na moto. Ele é compatível com o CANbus e pode ser conectado indefinidamente, pois ele analisa o estado de carga da bateria, faz a descarga controlada sem "matar" a bateria, e refaz a carga até atingir o ponto ideal mantendo-a assim por muito tempo.
Além de evitar aquela frustração da moto não ligar quando a gente precisa depois de um bom tempo parada, vai prolongar a vida útil da bateria por muito mais tempo, o que certamente comprensa em muito o investimento no equipamento (que não é barato). Além do carregador OEM da BMW, existem outras marcas que fazem o mesmo trabalho. Já li relatos de colegas no exterior que estão usando a mesma bateria há 5 ou 6 anos sem problemas com a manutenção correta, enquanto que outros que esquecem de fazer a carga tem de trocar a bateria todos os anos, especialmente após um longo e frio inverno.
As baterias são acumuladores de energia. E como tal, tem uma vida útil. O que vai determinar essa vida útil é como ela é utilizada e mantida. Como regra geral, a durabilidade é determinada pelo número de ciclos de carga e descarga. Cada modelo tem uma especificação diferente. Mas por exemplo, se uma uma bateria foi projetada para ter 500 ciclos, cada vez que ela descarregar e for carregada vai diminuindo sua vida útil. Obviamente que se o ciclo não for completo e ela for recarregada novamente isto vai influenciar; mas existe um cálculo extremamente complexo para demonstrar isso.
Outro fator é a descarga e condições de descarga e carga. Em climas frios a bateria é muito mais exigida, chegando inclusive a falhar no frio extremo. A carga deve ser lenta e constante. Quanto mais rápida a carga, maior será o aquecimento e consequentemente maior a diminuição da vida útil da bateria.
A descarga nunca deverá ser total. Caso isto aconteça, a vida útil da bateria será comprometida. Ela eventualmente vai pegar carga novamente se for recarregada. Mas se a vida útil da bateria estava prevista para 500 ciclos, então ela só vai durar uma parte disso; pode ser 100 ou 200 ciclos. Mas nunca mais será a mesma. É por isso que a BMW pede uma quilometragem "X" durante um certo período de tempo; pois assim eles podem assegurar-se que a bateria esteve sendo carregada e não ficou descarregada por falta de uso.
Mas como fazer a bateria durar mais?
Muitos de nós somos "motociclistas de final de semana". A bike fica ali na garagem parada e roda alguma coisa em um ou dois dias. As vezes pode ficar parada por semanas ou meses. Aí é claro que a bateria não vai segurar a carga. O ideal é conectar um carregador externo na bateria e mantê-la sempre com a carga ideal. Nas BMWs isto é complicado pelas questões de eletrônica e CANbus. Além disso, os carregadores "baratos" não medem a carga e podem destruir a bateria com sobrecarga, além do risco de fritar toda a eletrônica da moto (o que vai custar muito caro no bolso).
Existem carregadores específicos para análise, descarga e carga lenta e controlada da bateria. No meu caso, eu utilizo o carregador original da BMW que pode ser plugado direto no soquete existente na moto. Ele é compatível com o CANbus e pode ser conectado indefinidamente, pois ele analisa o estado de carga da bateria, faz a descarga controlada sem "matar" a bateria, e refaz a carga até atingir o ponto ideal mantendo-a assim por muito tempo.
Além de evitar aquela frustração da moto não ligar quando a gente precisa depois de um bom tempo parada, vai prolongar a vida útil da bateria por muito mais tempo, o que certamente comprensa em muito o investimento no equipamento (que não é barato). Além do carregador OEM da BMW, existem outras marcas que fazem o mesmo trabalho. Já li relatos de colegas no exterior que estão usando a mesma bateria há 5 ou 6 anos sem problemas com a manutenção correta, enquanto que outros que esquecem de fazer a carga tem de trocar a bateria todos os anos, especialmente após um longo e frio inverno.