• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre o eixo cardã
MPaegle Escreveu:Aproveitando o gancho do assunto cardã, estou programando ir a serra do Rio do Rastro saindo de paulo afonso na Bahia e se conseguir mais tempo na agenda quem.sabe fazer a primeira travessia de fronteira indo até o Uruguai, já que não tenho experiência e aqui mesmo no fórum já me orientaram que seria um bom começo.... Mas enfim, minha GSA ADV 2016 esta com 25 k e pretendo fazer a revisão do cardã durante a viagem já que aqui na minha região não tem quem faça e sou zero de mecânica a ponto de me aventurar em abrir. Gostaria de indicações na região sudeste e/ou sul de mecânicos de confiança de vcs, para aproveitar durante a viagem.
Abç 's.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
[Imagem: 03b00249519abd0a9913c22017fd6b1d.jpg]

Marcus,
Já que vai passar por São Paulo, como disse o Roberto, recomendo a BM Motos. Como parece que não há muito suporte para as BMWs aí, aproveite e veja a tabela de manutenção da BMW em anexo, talvez aproveite e faço outros serviços previstos.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/attachmen...1539127340
  Responder
Boa tarde Amigo,
Não sei se terá necessidade de passar em São Paulo capital.
Se não tiver extrema necessidade de fazer isso, não o faça.
Na cidade de Monte Alto no interior paulista tem a Piu Motorrad.
O Alexandre Piu é especializado em GS e pode te dar total suporte na revisão da sua moto.
Qualquer coisa entre em contato com ele (16)99727-6804
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
  Responder
Como vim da praia semana passada aproveitei e troquei o oleo do carda e limpei e lubrifiquei o cardã. Com 30k ele continua limpo e sem sujeira. Inspecionando o cardã reparei em algumas marcas estranhas no pneu. Mandei as fotos para o Varella e ver o que ele diz. [Imagem: 49c1bc0af77da8e016b65afaafc0ed4f.jpg][Imagem: 4efc9ed6ba65b135c008accfe1e98e64.jpg][Imagem: fdfd24b01fb5f76efb455511f22efaf8.jpg][Imagem: 5c7bc637cbffc655293b3dd4d6cc9aa8.jpg]

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
  Responder
PabloTiago Escreveu:Boa tarde Amigo,
Não sei se terá necessidade de passar em São Paulo capital.
Se não tiver extrema necessidade de fazer isso, não o faça.
Na cidade de Monte Alto no interior paulista tem a Piu Motorrad.
O Alexandre Piu é especializado em GS e pode te dar total suporte na revisão da sua moto.
Qualquer coisa entre em contato com ele (16)99727-6804
Obrigado a todos pelas valiosas dicas.
Agora é programar a viagem.
Valeu.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
GSA800 2015 Cool/ GS800 TRIPLE BLACK 2012 Cool / DRAG STAR 2007 - CUSTOM NUNCA MAIS!!!:mad:
  Responder
Rromagnani Escreveu:Zanini antes e mais nada seja muito bem vindo por aqui e desde já parabéns pela bela moto que está comprando.

O problema do cardã da R 1200 não está no cardã em si, mas sim nas coisas e na (ausência de) manutenção.

Tenho uma ADV 2015 que tirei zero em Fev/15 e hoje está com 87k sem problemas significativos. Gosto de rodar na terra e uso a moto em todas as situações.

Sempre me preocupei com o cardã e em todas as revisões pedia para a CC abrir e sempre me foi informado que não fariam isso de jeito nenhum, é que só era necessário trocar o óleo cada 20k.

Aquilo sempre me preocupou e na revisão de 60k, fiz em uma oficina conhecida e pedi para abrir... resultado... ferrugem é uma poça d’água que só faltou ter um peixe lá dentro.

Por sorte o problema era superficial e foi facilmente resolvido. Tudo engraxado novamente e montado.

Com a manutenção preventiva ele irá durar a vida inteira, mas a enorme falha no programa de manutenção da moto me tirou do sério. Hoje faço minhas revisões fora da rede autorizada e em todas as revisões peço para abrir e lubrificar.

Na minha moto troquei ambas as coifas, mas as novas são muito melhores e contam com um arame interno. Se pretende comprar a moto zero, não terá problema com isso. Se for comprar usada, verifique coifas e cardã.

Lembre-se... se te falarem “ fiz todas as revisões nas CCS” significa que NUNCA lubrificaram o cardã!

Boa sorte na compra e não deixe de apresentar a moto nova!

Alias, se apresente tb no tópico APRESENTAÇÕES Assim o pessoal te da boas vindas!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Excelente comentário e mandou muito bem ao falar "fiz todas as revisões nas CCs" significa que NUNCA lubrificaram o cardã"
Minha rainha vai chegar aos 100.000km e, por enquanto, tudo OK.
Revisar o cardã a cada revisão entre 10 e 20K.
  Responder
Recebi em um grupo a informação de que a BMW finalmente assumiu a necessidade de se fazer um ajuste técnico relacionado ao cardã.
Trata-se de furo para drenagem de água.
"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

Também recomendam utilizar a graxa Klueber LFT 71-402 para as engrenagens. Outro ponto que eles falam e de não substituir mais o parafuso do paralever e reutilizar o original, com Loctite 2701, apos limpeza cuidadosa do parafuso e da rosca."
Também alteraram a graxa para o estriado.
A publicação parece ser mesmo da BMW e está em alemão.
Não verifiquei se procede.
  Responder
Muito interessante Marivaldo....obrigado por compartilhar.
Você tem cópia do documento,?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Marivaldo Escreveu:Recebi em um grupo a informação de que a BMW finalmente assumiu a necessidade de se fazer um ajuste técnico relacionado ao cardã.
Trata-se de furo para drenagem de água.
"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

Também recomendam utilizar a graxa Klueber LFT 71-402 para as engrenagens. Outro ponto que eles falam e de não substituir mais o parafuso do paralever e reutilizar o original, com Loctite 2701, apos limpeza cuidadosa do parafuso e da rosca."
Também alteraram a graxa para o estriado.
A publicação parece ser mesmo da BMW e está em alemão.
Não verifiquei se procede.

Olá Marivaldo,

Qual grupo divulgou as informações citadas por você? Esse grupo é daqui ou da Alemanha?
Participo de 2 fóruns alemães e não lí nada a respeito.

- Trocar eixo cardã com 60.000km????:eek: O ISTA citado é software para diagnóstico para ser usado com scanner, produto inglês.

- A graxa da Klüber LFT 71-402 é para ser usado onde? É uma graxa para engrenagens, quais engrenagens?
Este tipo de uso em engrenagens era comum até os anos 50 do século passado. Haviam até câmbios de motos que eram lubrificados assim e não com óleo.

- A inclusão do dreno com borracha bico de pato veio da total indiferença dos usuários em verificar o estado e posição correta das coifas de borracha na manga do eixo cardã estrutura / monobraço da suspensão, o que fatalmente leva a entrada de água. Evita muita encheção de saco nas CCs.....
Como referência, vejam os videos do Piu no Youtube, com inúmeros casos.
Pessoalmente cito dois amigos: uma R1100GS 1991 com 360.000km e um R1150R 1996 com 240.000km e cardãs perfeitos....

- A BMW continua usando a graxa Optimol TA da Castrol para os eixos estriados, assim como para as roscas de sondas Lambda e junções tipo ponta e bolsa do sistema de escapamento. Essa graxa possui Part Number BMW e está disponível nos CCs.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Gnegraes Escreveu:Olá Marivaldo,

Qual grupo divulgou as informações citadas por você? Esse grupo é daqui ou da Alemanha?
Participo de 2 fóruns alemães e não lí nada a respeito.

- Trocar eixo cardã com 60.000km????:eek: O ISTA citado é software para diagnóstico para ser usado com scanner, produto inglês.

- A graxa da Klüber LFT 71-402 é para ser usado onde? É uma graxa para engrenagens, quais engrenagens?
Este tipo de uso em engrenagens era comum até os anos 50 do século passado. Haviam até câmbios de motos que eram lubrificados assim e não com óleo.

- A inclusão do dreno com borracha bico de pato veio da total indiferença dos usuários em verificar o estado e posição correta das coifas de borracha na manga do eixo cardã estrutura / monobraço da suspensão, o que fatalmente leva a entrada de água. Evita muita encheção de saco nas CCs.....
Como referência, vejam os videos do Piu no Youtube, com inúmeros casos.
Pessoalmente cito dois amigos: uma R1100GS 1991 com 360.000km e um R1150R 1996 com 240.000km e cardãs perfeitos....

- A BMW continua usando a graxa Optimol TA da Castrol para os eixos estriados, assim como para as roscas de sondas Lambda e junções tipo ponta e bolsa do sistema de escapamento. Essa graxa possui Part Number BMW e está disponível nos CCs.

O colega Marivaldo está correto, existe de fato tal orientação, ademais, caso queiram o arquivo me mandem mensagem no privado que eu posso enviar. Só está em alemão, porém facilmente pode-se traduzir.
  Responder
Acredito que o Guilherme (Gnegraes) conhece alemão, então, por gentileza, talvez pudesse fazer uma resumo para a gente... :o
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [BMW R1200 R] Discuta aqui sobre esta moto shw 36 155,751 26-06-2023, 11:13
Última Mensagem: MC3
  Tudo sobre lavagem da sua moto Golias 29 22,929 10-03-2022, 04:58
Última Mensagem: Marivaldo
  Graxa correta para coifa do carda mapamotos 68 26,880 05-12-2021, 20:23
Última Mensagem: Rromagnani
  motor de partida e cardã Barros 48 49,093 24-05-2021, 19:56
Última Mensagem: Eraldo Tel
  Nivel óleo Carda mapamotos 3 2,484 13-04-2021, 08:18
Última Mensagem: Reiner
  [BMW R 1200 GS] Discuta qui sobre esta moto f800gs 357 498,294 23-10-2019, 10:15
Última Mensagem: P.ALMEIDA
  Derrepente um barulho no cardã e a moto parou! Vejam video. Marco VD 86 83,603 28-08-2019, 18:13
Última Mensagem: Reiner
  Dúvida sobre qual adquirir. hrodrigues 18 16,838 02-07-2018, 13:38
Última Mensagem: Possenti
  O mito sobre a origem do logo da BMW Golias 7 5,282 01-06-2018, 17:28
Última Mensagem: Maringa
  Cardã R1200GS ADVENTURE 2015 Possenti 85 89,186 28-02-2018, 15:23
Última Mensagem: caudebes

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)