MPaegle Escreveu:Aproveitando o gancho do assunto cardã, estou programando ir a serra do Rio do Rastro saindo de paulo afonso na Bahia e se conseguir mais tempo na agenda quem.sabe fazer a primeira travessia de fronteira indo até o Uruguai, já que não tenho experiência e aqui mesmo no fórum já me orientaram que seria um bom começo.... Mas enfim, minha GSA ADV 2016 esta com 25 k e pretendo fazer a revisão do cardã durante a viagem já que aqui na minha região não tem quem faça e sou zero de mecânica a ponto de me aventurar em abrir. Gostaria de indicações na região sudeste e/ou sul de mecânicos de confiança de vcs, para aproveitar durante a viagem.
Abç 's.
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![[Imagem: 03b00249519abd0a9913c22017fd6b1d.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/03b00249519abd0a9913c22017fd6b1d.jpg)
Marcus,
Já que vai passar por São Paulo, como disse o Roberto, recomendo a BM Motos. Como parece que não há muito suporte para as BMWs aí, aproveite e veja a tabela de manutenção da BMW em anexo, talvez aproveite e faço outros serviços previstos.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/attachmen...1539127340
Boa tarde Amigo,
Não sei se terá necessidade de passar em São Paulo capital.
Se não tiver extrema necessidade de fazer isso, não o faça.
Na cidade de Monte Alto no interior paulista tem a Piu Motorrad.
O Alexandre Piu é especializado em GS e pode te dar total suporte na revisão da sua moto.
Qualquer coisa entre em contato com ele (16)99727-6804
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA
Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
PabloTiago Escreveu:Boa tarde Amigo,
Não sei se terá necessidade de passar em São Paulo capital.
Se não tiver extrema necessidade de fazer isso, não o faça.
Na cidade de Monte Alto no interior paulista tem a Piu Motorrad.
O Alexandre Piu é especializado em GS e pode te dar total suporte na revisão da sua moto.
Qualquer coisa entre em contato com ele (16)99727-6804 Obrigado a todos pelas valiosas dicas.
Agora é programar a viagem.
Valeu.
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GSA800 2015  / GS800 TRIPLE BLACK 2012  / DRAG STAR 2007 - CUSTOM NUNCA MAIS!!!:mad:
Rromagnani Escreveu:Zanini antes e mais nada seja muito bem vindo por aqui e desde já parabéns pela bela moto que está comprando.
O problema do cardã da R 1200 não está no cardã em si, mas sim nas coisas e na (ausência de) manutenção.
Tenho uma ADV 2015 que tirei zero em Fev/15 e hoje está com 87k sem problemas significativos. Gosto de rodar na terra e uso a moto em todas as situações.
Sempre me preocupei com o cardã e em todas as revisões pedia para a CC abrir e sempre me foi informado que não fariam isso de jeito nenhum, é que só era necessário trocar o óleo cada 20k.
Aquilo sempre me preocupou e na revisão de 60k, fiz em uma oficina conhecida e pedi para abrir... resultado... ferrugem é uma poça d’água que só faltou ter um peixe lá dentro.
Por sorte o problema era superficial e foi facilmente resolvido. Tudo engraxado novamente e montado.
Com a manutenção preventiva ele irá durar a vida inteira, mas a enorme falha no programa de manutenção da moto me tirou do sério. Hoje faço minhas revisões fora da rede autorizada e em todas as revisões peço para abrir e lubrificar.
Na minha moto troquei ambas as coifas, mas as novas são muito melhores e contam com um arame interno. Se pretende comprar a moto zero, não terá problema com isso. Se for comprar usada, verifique coifas e cardã.
Lembre-se... se te falarem “ fiz todas as revisões nas CCS” significa que NUNCA lubrificaram o cardã!
Boa sorte na compra e não deixe de apresentar a moto nova!
Alias, se apresente tb no tópico APRESENTAÇÕES Assim o pessoal te da boas vindas!
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Excelente comentário e mandou muito bem ao falar "fiz todas as revisões nas CCs" significa que NUNCA lubrificaram o cardã"
Minha rainha vai chegar aos 100.000km e, por enquanto, tudo OK.
Revisar o cardã a cada revisão entre 10 e 20K.
Recebi em um grupo a informação de que a BMW finalmente assumiu a necessidade de se fazer um ajuste técnico relacionado ao cardã.
Trata-se de furo para drenagem de água.
"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.
Também recomendam utilizar a graxa Klueber LFT 71-402 para as engrenagens. Outro ponto que eles falam e de não substituir mais o parafuso do paralever e reutilizar o original, com Loctite 2701, apos limpeza cuidadosa do parafuso e da rosca."
Também alteraram a graxa para o estriado.
A publicação parece ser mesmo da BMW e está em alemão.
Não verifiquei se procede.
Muito interessante Marivaldo....obrigado por compartilhar.
Você tem cópia do documento,?
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Marivaldo Escreveu:Recebi em um grupo a informação de que a BMW finalmente assumiu a necessidade de se fazer um ajuste técnico relacionado ao cardã.
Trata-se de furo para drenagem de água.
"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.
Também recomendam utilizar a graxa Klueber LFT 71-402 para as engrenagens. Outro ponto que eles falam e de não substituir mais o parafuso do paralever e reutilizar o original, com Loctite 2701, apos limpeza cuidadosa do parafuso e da rosca."
Também alteraram a graxa para o estriado.
A publicação parece ser mesmo da BMW e está em alemão.
Não verifiquei se procede.
Olá Marivaldo,
Qual grupo divulgou as informações citadas por você? Esse grupo é daqui ou da Alemanha?
Participo de 2 fóruns alemães e não lí nada a respeito.
- Trocar eixo cardã com 60.000km????:eek: O ISTA citado é software para diagnóstico para ser usado com scanner, produto inglês.
- A graxa da Klüber LFT 71-402 é para ser usado onde? É uma graxa para engrenagens, quais engrenagens?
Este tipo de uso em engrenagens era comum até os anos 50 do século passado. Haviam até câmbios de motos que eram lubrificados assim e não com óleo.
- A inclusão do dreno com borracha bico de pato veio da total indiferença dos usuários em verificar o estado e posição correta das coifas de borracha na manga do eixo cardã estrutura / monobraço da suspensão, o que fatalmente leva a entrada de água. Evita muita encheção de saco nas CCs.....
Como referência, vejam os videos do Piu no Youtube, com inúmeros casos.
Pessoalmente cito dois amigos: uma R1100GS 1991 com 360.000km e um R1150R 1996 com 240.000km e cardãs perfeitos....
- A BMW continua usando a graxa Optimol TA da Castrol para os eixos estriados, assim como para as roscas de sondas Lambda e junções tipo ponta e bolsa do sistema de escapamento. Essa graxa possui Part Number BMW e está disponível nos CCs.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Gnegraes Escreveu:Olá Marivaldo,
Qual grupo divulgou as informações citadas por você? Esse grupo é daqui ou da Alemanha?
Participo de 2 fóruns alemães e não lí nada a respeito.
- Trocar eixo cardã com 60.000km????:eek: O ISTA citado é software para diagnóstico para ser usado com scanner, produto inglês.
- A graxa da Klüber LFT 71-402 é para ser usado onde? É uma graxa para engrenagens, quais engrenagens?
Este tipo de uso em engrenagens era comum até os anos 50 do século passado. Haviam até câmbios de motos que eram lubrificados assim e não com óleo.
- A inclusão do dreno com borracha bico de pato veio da total indiferença dos usuários em verificar o estado e posição correta das coifas de borracha na manga do eixo cardã estrutura / monobraço da suspensão, o que fatalmente leva a entrada de água. Evita muita encheção de saco nas CCs.....
Como referência, vejam os videos do Piu no Youtube, com inúmeros casos.
Pessoalmente cito dois amigos: uma R1100GS 1991 com 360.000km e um R1150R 1996 com 240.000km e cardãs perfeitos....
- A BMW continua usando a graxa Optimol TA da Castrol para os eixos estriados, assim como para as roscas de sondas Lambda e junções tipo ponta e bolsa do sistema de escapamento. Essa graxa possui Part Number BMW e está disponível nos CCs.
O colega Marivaldo está correto, existe de fato tal orientação, ademais, caso queiram o arquivo me mandem mensagem no privado que eu posso enviar. Só está em alemão, porém facilmente pode-se traduzir.
Acredito que o Guilherme (Gnegraes) conhece alemão, então, por gentileza, talvez pudesse fazer uma resumo para a gente... :o
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