• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
UP GRADE - F800R para F800GS - OPINIÃO
#1
Fala Galera, boa tarde!

Gostaria de expor uma situação e pedir a opinião dos colegas para avaliar um UP GRADE que pretendo fazer.

Tenho atualmente uma F800R 2011, super conservada, com baixo km e que atende perfeitamente minhas condições de uso. A moto é mais destinada à utilização nos finais de semana para passeios com a patroa a lazer. Tenho carro que utilizo para locomoção para trabalho.

Se fosse só por isso, o UP grade não se justificava, mas todos nós sabemos que moto é assim mesmo. A gente sempre quer mais.

Faz tempo que venho estudando a troca por uma F800GS, e agora que a grana da diferença pintou, resta a dúvida: vale a pena? A diferença de preço atual seria de uns R$10mil.

O motivo principal da troca seria ganhar um pouco mais de versatilidade com a BIG TRAIL, além do fato que a moto terá um ajuste melhor para um cara do meu tamanho (1,93), proporcionando assim, talvez, maior conforto.

Nunca percorro mais do que uns 400km´s nos passeios, de modo que talvez os ganhos não sejam tão significativos. As estrada são sempre asfaltadas, em sua maioria, mas fato que muito me incomoda com a R atualmente é a má qualidade das nossas vias, e uma moto desse porte acaba sofrendo mais frente a uma Big Trail.

Um contra pesado no UP é o seguro. Meu atual sai por volta de R$ 3mil. Para uma GS 2011, ficará em torno de uns R$4k ou R$4,5k, sem contar, que pelo que venho acompanhando, a GS está ficando cada vez mais visada para roubo, em razão de sua agilidade.

Assim, fica a grande dúvida: fazer ou não fazer o UP? O que mais considerar para decidir?

Abraços.

FCRUZ
  Responder
#2
FCruz, o grande apelo da 800GS é sua versalidade, vai razoavelmente bem no off leve e no on. Eu optei por ela por gostar de dar umas voltas em estradas de terra. Se seu uso é exclusivamente no asfalto, eu não mudaria. Não conheço a 800R, mas um problema que senti na 800GS foi o desconforto do banco original depois de 1 hora andando, tanto que comprei um banco confort porque a dor na bunda incomodava muito. Por ser BT, sua suspensão compensa bem os buracos e asfalto ruim das ruas. Mas cabe mesmo a vc tomar a decisão, uma coisa muito pessoal.
  Responder
#3
São dois estilos diferentes de motos e de pilotagem.

Resta saber o que cada um procura numa moto.

Eu pessoalmente não me adapto a outra posição de pilotagem que não seja a das BT.
Jamais teria uma Custom (ainda por ciam acho feias demais) e nem uma Speed (apesar de achar o visual BEM mais bonito que o das BT).

O motor é basicamente o mesmo, assim como a suspenção (bem semelhantes).
OK, a BT tem um curso maior, mas precisa mesmo?
Com que freqüencia voce sente que chegou no fim de curso da suspenção da F800R?

Pelo que entendi, vai pegar uma F800GS usada (2011).

Se você tem a sua F800R desde zero, sabe como está, etc., eu não arriscaria partir para uma F800GS usada, a menos que saiba a procedencia (amigo, parente, etc.) ou parte para uma F800GS zero (ai a diferença é bem maior).

De fato, um dos fatores que me levou a fazer o Up da F800GS para a R1200GS LC, foi o indice de roubos e furtos da F800GS.
Pode ser apenas neurose, mas sei la, me sinto mais tranquilo naquela que a própria vagabundagem chama de "monga".
Afinal, se chamam de "monga" ninguem vai querer né? Rolleyes

Mas as observações do amigo Coelho são muito pertinentes e precisas.
No final das contas, é uma decisão pessoal.
Vai do gosto, e do bolso, de cada um.

Abraços,

Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
#4
Iceman e Coelho, valeu pelas dicas!

Sei que a questão é bem pessoal, mas a opinião de quem usa ou teve a moto é importante para a gente decidir.

Sinceramente, acho que vou ter que pensar mais no assunto...

Abraço
  Responder
#5
Muitas vezes deixamos a honestidade e a razão para justificar nossos desejos de consumo. O mercado sabe, e aposta em instigar-nos.
Neste tópico FCruz expõe abertamente sua dúvida sem induzir (a si mesmo) o up que pretende. Quem opina vai na mesma linha.

Sempre falam a verdade por aqui? Kkkk

Abs.
  Responder
#6
Caro FCruz como bem disse o Coelho e o Iceman, talvez a F800 tenha características que não seja exatamente o que você busca. Procure avaliar algumas outras alternativas, menos OFF mas com mais conforto, como por exemplo a Versys.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
  Responder
#7
Crodão,

Difícil sair da BMW agora... depois da primeira, virei fã da marca.
  Responder
#8
Como já tive os 3 estilos (Speed, custom e atualmante BT) acho que a conclusão é que me sinto mais confortável e com uma pilotagem mais segura na BT. Gosto muito da 8GS e já andei na 8R. Não tem absolutamente nada a ver uma com a outra. Nem mesmo o motor, que aparentemente é o mesmo, possui um comportamento se quer parecido devido aos mapas da injeção.

Hoje fico com a BT, pois adoro off e ela encara bem. Já fui alucinado com Speed, mas com a paternidade(diga-se maturidade) optei por limitar as extravagâncias também. Como já está habituado à marca, pós venda, CC's acho muito válido um bom test drive, mas acho que é testar e comprar.

Vlw
Philippe - BHZ/MG

Amizade em duas rodas, sempre! :o

On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
  Responder
#9
Olá PHIL BHZ, tenho uma F800 R e estou querendo fazer minha 1 viagem internacional, para o Peru, é aconselhavel a F800 R para esse tipo de viagem?
  Responder
#10
Cara..eu só encaro grandes viagens de Big Trail...a moto te da muito mais segurança por encarar qualquer obstáculo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Oleos para suspensões Gnegraes 0 1,009 31-01-2023, 15:30
Última Mensagem: Gnegraes
  Caixa de ferramentas para F850 Gs Adv CleitonCB 14 7,640 21-11-2022, 20:01
Última Mensagem: EvertonM
  Marcação colorida no ombro de pneus para motos Gnegraes 0 1,302 06-09-2022, 09:40
Última Mensagem: Gnegraes
  Altura para pilotar a F800 GS Adventure MatheusStr 6 4,124 14-04-2022, 19:06
Última Mensagem: MatheusStr
  Track Day para Gs - Interlagos Gnegraes 1 1,006 21-01-2022, 18:47
Última Mensagem: Reiner
  Codificação VIN para veículos BMW Gnegraes 15 10,018 16-12-2021, 11:26
Última Mensagem: Gnegraes
  Trava química para roscas Gnegraes 8 3,429 01-10-2021, 07:30
Última Mensagem: Gnegraes
  Combustível para G310R Amauri CL 12 3,731 30-09-2021, 22:15
Última Mensagem: EvertonM
  Ferramenta para testar o óleo do motor rodpcastro 14 8,220 08-07-2021, 11:56
Última Mensagem: Nicolau
  Embreagem para a fUNDURO F 650 1994 Daniel lip 1 964 26-05-2021, 11:33
Última Mensagem: Reiner

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)