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Embreagem Hidráulica na F800GS Adventure
#1
Fala pessoal!

Alguém já instalou embreagem hidráulica na BMW F800 GS Adventure?
Andei olhando em alguns vídeos e muita gente, lá fora, tem utilizado.
No Mercado Livre, achei uma universal, mas não percebi que na moto tem um sensor (eu acho) que sai da embreagem e a do ML não tem esse "fiozinho".
No e-Bay achei a marca Magura, mas os preços de envio, dólar muito alto e as taxas, quase dobram o preço do equipamento.
Confesso que na internet não foi fácil achar as informações.
Alguém aqui já usou ou usa embreagem hidráulica em sua GS 800? Pode dar alguma referência?

Obrigado
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#2
RJeronimo Escreveu:Fala pessoal!

Alguém já instalou embreagem hidráulica na BMW F800 GS Adventure?
Andei olhando em alguns vídeos e muita gente, lá fora, tem utilizado.
No Mercado Livre, achei uma universal, mas não percebi que na moto tem um sensor (eu acho) que sai da embreagem e a do ML não tem esse "fiozinho".
No e-Bay achei a marca Magura, mas os preços de envio, dólar muito alto e as taxas, quase dobram o preço do equipamento.
Confesso que na internet não foi fácil achar as informações.
Alguém aqui já usou ou usa embreagem hidráulica em sua GS 800? Pode dar alguma referência?

Obrigado
Amigo, achei a questão bem tecnica. A embreagem é uma peça bem sensivel da motoca. Eu perguntaria para o Piu, da Piu Motorrad proximo a Ribeirao Preto....acho que Catanduva e para o Val da Dinamo Motos em Rio Claro. Eles manjam em bmw.

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#3
RJeronimo Escreveu:Fala pessoal!

Alguém já instalou embreagem hidráulica na BMW F800 GS Adventure?
Andei olhando em alguns vídeos e muita gente, lá fora, tem utilizado.
No Mercado Livre, achei uma universal, mas não percebi que na moto tem um sensor (eu acho) que sai da embreagem e a do ML não tem esse "fiozinho".
No e-Bay achei a marca Magura, mas os preços de envio, dólar muito alto e as taxas, quase dobram o preço do equipamento.
Confesso que na internet não foi fácil achar as informações.
Alguém aqui já usou ou usa embreagem hidráulica em sua GS 800? Pode dar alguma referência?

Obrigado

Roberto,

Você tem tido alguma dificuldade com a embreagem?
Precisa fazer muita força com os dedos para para acionar a embreagem?
O cabo e capa tem apresentado problemas? Necessita de lubrificação frequente?

Qual o real motivo para querer/necessitar instalar um sistema hidráulico?
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#4
Fala meus amigos!!

Vamos por partes:
1. Comprei a moto, uma GSA 2018, há seis meses com 13k e hoje ela está com 26k.
2. Logo que comprei, fiz uma viagem aos Cânions dos Vianas (PI) e, no retorno, senti muito cansaço no lado esquerdo, de forma que por algum tempo pilotei apenas com uma mão, pra descansar o braço.
3. Na chegada, coloquei o guidom mais pra frente, o que melhorou um pouco mas a embreagem continuava mais pesada que a T66, que foi minha última moto. Na T66 a embreagem era tão leve que dava pra usar com dois dedos, o que não acontece com a F800.
4. Na revisão de 20k, pedi para o mecânico verificar e lubrificar os cabos de embreagem, pois poderia ser algo ligado a lubrificação.
5. Recentemente, fui ao Jalapão e, na volta, voltei a sentir dores no ombro o que me fez acender o sinal de alerta quanto a embreagem, novamente.
6. Pilotando no dia a dia, não sinto nada, a não ser a certeza do peso da embreagem.
7. Recentemente fui pesquisar na net e achei a marca MAGURA (que é a empresa que fabrica a embreagem das BMW) e eles tem um modelo exclusivo para as F800, só que, segundo eles, não serva na Adventure por conta dos protetores de mão, além do que, os modelos pós 2016 houve algum ajuste na embreagem pela BMW que a hidráulica não funciona 100%. Mas não detalharam qual a diferença.
8. Enviei uma mensagem para o Piu vis instagram e ele nunca ouviu falar neste procedimento e não recomendou.
9. Na internet apenas achei um fórum australiano com uma discussão interessante sobre o uso, mas além deles, apenas um ou outro vídeo que dá pra ver que a embreagem da F800 é hidráulica.

Acho que é isso... Queria saber se alguém já teve a mesma curiosidade e ajustes no uso da embreagem e o que tem a passar de experiência.

Grande abraço
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#5
RJeronimo Escreveu:Fala meus amigos!!

Vamos por partes:
1. Comprei a moto, uma GSA 2018, há seis meses com 13k e hoje ela está com 26k.
2. Logo que comprei, fiz uma viagem aos Cânions dos Vianas (PI) e, no retorno, senti muito cansaço no lado esquerdo, de forma que por algum tempo pilotei apenas com uma mão, pra descansar o braço.
3. Na chegada, coloquei o guidom mais pra frente, o que melhorou um pouco mas a embreagem continuava mais pesada que a T66, que foi minha última moto. Na T66 a embreagem era tão leve que dava pra usar com dois dedos, o que não acontece com a F800.
4. Na revisão de 20k, pedi para o mecânico verificar e lubrificar os cabos de embreagem, pois poderia ser algo ligado a lubrificação.
5. Recentemente, fui ao Jalapão e, na volta, voltei a sentir dores no ombro o que me fez acender o sinal de alerta quanto a embreagem, novamente.
6. Pilotando no dia a dia, não sinto nada, a não ser a certeza do peso da embreagem.
7. Recentemente fui pesquisar na net e achei a marca MAGURA (que é a empresa que fabrica a embreagem das BMW) e eles tem um modelo exclusivo para as F800, só que, segundo eles, não serva na Adventure por conta dos protetores de mão, além do que, os modelos pós 2016 houve algum ajuste na embreagem pela BMW que a hidráulica não funciona 100%. Mas não detalharam qual a diferença.
8. Enviei uma mensagem para o Piu vis instagram e ele nunca ouviu falar neste procedimento e não recomendou.
9. Na internet apenas achei um fórum australiano com uma discussão interessante sobre o uso, mas além deles, apenas um ou outro vídeo que dá pra ver que a embreagem da F800 é hidráulica.

Acho que é isso... Queria saber se alguém já teve a mesma curiosidade e ajustes no uso da embreagem e o que tem a passar de experiência.

Grande abraço
Olá Jerônimo,

Andas bem....parabéns!!!
No seu relato achei interessante a dor vir em viagens, onde o uso da embreagem , se não é menor, pelo menos é mais espaçado....
Está mais parecendo um problema de postura. Aconteceu comigo ao sair da TDM e pegar a R1200GS. Só que a dor era no braço direito ...
No meu caso, resolvi com exercícios específicos.....

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#6
Caso queira continuar na busca de uma opinião técnica, eu iria até o Val da Dinamo Motos, cfe mencionado em mensagens acima.
Pelo que sei, o Val já trabalhava com BMW no Brasil antes do Harley conhecer o Davidson...kkk
(19) 99709-2343

Abraço!
  Responder
#7
Nei_Gomes Escreveu:Caso queira continuar na busca de uma opinião técnica, eu iria até o Val da Dinamo Motos, cfe mencionado em mensagens acima.
Pelo que sei, o Val já trabalhava com BMW no Brasil antes do Harley conhecer o Davidson...kkk
(19) 99709-2343

Abraço!

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Se o Val não resolver, ninguém resolve!


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#8
RJeronimo Escreveu:Fala meus amigos!!

Vamos por partes:
1. Comprei a moto, uma GSA 2018, há seis meses com 13k e hoje ela está com 26k.
2. Logo que comprei, fiz uma viagem aos Cânions dos Vianas (PI) e, no retorno, senti muito cansaço no lado esquerdo, de forma que por algum tempo pilotei apenas com uma mão, pra descansar o braço.
3. Na chegada, coloquei o guidom mais pra frente, o que melhorou um pouco mas a embreagem continuava mais pesada que a T66, que foi minha última moto. Na T66 a embreagem era tão leve que dava pra usar com dois dedos, o que não acontece com a F800.
4. Na revisão de 20k, pedi para o mecânico verificar e lubrificar os cabos de embreagem, pois poderia ser algo ligado a lubrificação.
5. Recentemente, fui ao Jalapão e, na volta, voltei a sentir dores no ombro o que me fez acender o sinal de alerta quanto a embreagem, novamente.
6. Pilotando no dia a dia, não sinto nada, a não ser a certeza do peso da embreagem.
7. Recentemente fui pesquisar na net e achei a marca MAGURA (que é a empresa que fabrica a embreagem das BMW) e eles tem um modelo exclusivo para as F800, só que, segundo eles, não serva na Adventure por conta dos protetores de mão, além do que, os modelos pós 2016 houve algum ajuste na embreagem pela BMW que a hidráulica não funciona 100%. Mas não detalharam qual a diferença.
8. Enviei uma mensagem para o Piu vis instagram e ele nunca ouviu falar neste procedimento e não recomendou.
9. Na internet apenas achei um fórum australiano com uma discussão interessante sobre o uso, mas além deles, apenas um ou outro vídeo que dá pra ver que a embreagem da F800 é hidráulica.

Acho que é isso... Queria saber se alguém já teve a mesma curiosidade e ajustes no uso da embreagem e o que tem a passar de experiência.

Grande abraço

Já pensou em instalar quick shifter? Não precisa de adaptações, custa relativamente barato e você ainda se diverte nas trocas de marcha. Você passaria a usar a embreagem praticamente só na primeira marcha.

Se quiser testar, caso não tenha familiaridade, as BMW mais recentes já vem de fábrica. Pode fazer um test ride pra experimentar...


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#9
Nunca usei nem vi pessoalmente pra saber se realmente funciona, mas já vi anúncios de um dispositivo simples que se coloca no cabo da embreagem que promete deixar ela mais leve.

É pelo princípio de alavanca. Pelo que vi parece que pessoal que faz trilha que costuma usar. É relativamente barato e simples de instalar.

Como observado pelo Reiner, é estranho sentir nas viagens, pois é justamente quando acionamos muito menos a embreagem.

Segue link de um anuncio aleatório como exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/100500200...2e0ewo6Jmz


Links de alguns vídeos mostrando a instalação e o funcionamento:

https://www.youtube.com/watch?v=u1SeBY4qGXc

https://www.youtube.com/watch?v=_S5iZJBZN6k
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#10
Reiner Escreveu:Olá Jerônimo,

Andas bem....parabéns!!!
No seu relato achei interessante a dor vir em viagens, onde o uso da embreagem , se não é menor, pelo menos é mais espaçado....
Está mais parecendo um problema de postura. Aconteceu comigo ao sair da TDM e pegar a R1200GS. Só que a dor era no braço direito ...
No meu caso, resolvi com exercícios específicos.....

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Fala meu amigo, como vc está?
Tb achei que fosse uma questão relacionada à postura e vou utilizar um riser pra testar. No final do post farei um relato do que encontrei e como ficou o desfecho desta história da embreagem hidráulica para nossas motos!
Muito obrigado pela atenção!
  Responder


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