Senhores percebi nesse FDS que minha moto não está dando a partida quando está engatada. Apenas é possível ligar a moto quando ela está no neutro. Dei uma olhada nos cabos do manete da embreagem e parecem em ordem. Alguém poderia me informar o que poderia estar ocasionando esse problema? Minha moto é uma R1200GS ano 2017 com 24k
Obrigado
Diogo Emanuel Maia [emoji1054]
Se o conector do sensor da manete estiver acessível fica fácil desconectar e testá-lo com multímetro numa escala baixa de ohms.
Luiz Baum
Diogo, eu tinha uma GS 2018 Exclusive, suponho que seja igual à sua, e tinha esse problema.
Na minha experiência, o problema não estava no manete da embreagem, mas sim nos sensores do pedal ou do câmbio. Ajudava temporariamente quando jogava um monte de WD40 na região do pedal, principalmente no sensor do pezinho, mas não durava muito.
Até que cansei de usar o WD40 e, quando dava o treco, eu engatava e moto e empurrava um pouquinho para frente e para trás e depois ela dava partida normalmente.
Imaginei que pudesse ser algum sensor "fora do lugar" que estivesse ligado ao pedal do câmbio (pura "achologia supositória").
Como era de vez em quando, nunca cuidei muito disso - e depois de 1 ano mais ou menos vendi a moto.
Até dá para conviver com esse problema, mas a questão é a moto morrer em alguma situação e precisar colocar no neutro para ligar. Para andar na areia agora, esquece...
Diogo Emanuel Maia [emoji1054]