Senhores a bateria da minha moto está dando sinais de que não irá durar muito mais...
A partida começou a ficar “pesada” o que é um indicativo de que a hora de trocar se aproxima!
A moto vai fazer 3 anos e esta é a segunda bateria. A primeira durou um pouco menos de 1,5 anos e morreu repentinamente.
Achei muito baixa essa durabilidade, mas sem querer descobri que a culpa pode ser minha...
Acontece que tenho uma mania... sempre paro a moto engatada e tenho a mania de ligar assim mesmo, com a embreagem acionada.
Hj fui fazer isso é o motor sequer virou. Coloquei no neutro e ela pegou... pesado, mas pegou!
O que acham a respeito? Essa mania pode mesmo forçar a bateria? Ou a bateria deveria ser mais potente?
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Acabei de trocar a da Frida, foram 2a10m. Porém, por morar muito perto da Universidade +- 1km sei que deveria ter mais atenção e andar mais kms semanais para poder manter a carga da bateria.
Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
Uma dica antes dela morrer de vez, sempre que possível ou a cada 3 meses desmonte os cabos de ligação limpe e lubrifique os bornes e terminais. Monte-os e aperte firme. Para certeza que sua bateria está em condições meça a tensão e se o valor for inferior a 12, 5 V coloque no carregador em carga lenta pelo tempo equivalente a corrente de carga do carregador x tempo em horas até atingir a capacidade nominal da bateria em Amperes hora. Meça com carga completa(deve estar acima dos 13, 5 V no minimo) a tensão max. Atingida se estiver quente da carga aguarde um tempo. Monte na moto e em ponto morto de a partida com multimetro medindo a queda de tensão no momento da partida. Se a leitura for inferior a 10V significa que sua bateria tem tensão mas não tem capacidade de corrente. Provavelmente devido ao aumento da resistência interna ocasionado pela corrosão entre os contatos vasos internos que por deposição de sulfato de cobre. Grande parte das baterias chega a esse ponto precocemente por mal contato e oxidação nos terminais. Se for esse o caso tem como recuperar. Outro jeito de constatar esse defeito pode ser medindo a tensão ao desligar a moto de um percurso de uns 30 minutos e medir a tensão e anotar. No dia seguinte medir antes de dar partida se a leitura for menor que 0, 1 volt por dia parado é um indicativo que a resistência interna ja está acima do normal e haverá declínio cada vez maior da tensão da bateria.
Eraldo
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Não sabía disso Eraldo! Nunca imaginei que bateria tb tivesse manutenção! Kkkk. Com a moto ligada o painel mostra entre 14.1 e 14.3, as mesmas leituras desde quando era nova. Não tenho certeza qual a voltagem com ela desligada, mas acho que está abaixo de 12.5. Vou verificar! Obrigado!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Nas motos que já tive, a maioria teve durabilidade de 2 anos, independentemente do tipo de uso e da marca da bateria (Yuasa, Moura, etc..)
Na F800GS, está mantendo essa média. Atualmente estou usando uma bateria da Motobatt há 1 ano. Até agora, beleza...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Sempre duraram mais de 5 anos as baterias das motos que tive (xt660 2006 comprada em 2010 com bateria original rodei 44. 000 km e vendi em 2013 sem trocar nada só mesmo velas e filtros e uma relação e a bateria firme e ainda tinha alarme da positron)a BMW 1200 2007 tb. Durou 5 anos foi trocado ano passado. A única que derretia uma bateria por ano foi a falcon. Se ficasse 5 minutos com a ignição ligada ja era a bateria ate que coloquei uma bateria selada de alarme de 9 Amperes e passei 2 anos sem pensar em bateria e vendi a moto com ela.
Eraldo
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Acabei de trocar a bateria original Moura da minha F 800 gs, durou 3 anos e 11 meses. Rodo com a moto 3 a 4 vezes por semana na cidade, porém distâncias curtas. Optei dessa vez pela bateria Yuasa.
Roma, a minha ADV é 14-15 e a bateria durou uns 3 anos, sempre dei a primeira partida no N e sem acionar a embreagem. Uso a moto 2 vezes por semana apenas. Paguei uns $ 600 na Yusa. Tudo normal agora.
Troquei a minha agora em julho quando a moto completou 4 anos. So troquei porque fui viajar pra longe e não queria ter uma surpresa desagradável no meio da viagem. Mas ela nunca deu indicação de que estava fraca. Detalhe: como não uso a moto no dia a dia sempre usei o carregador/ mantenedor para não arriscar que a carga estivesse muito baixa. Faço o mesmo com os carros e minhas baterias nunca duram menos de 3 anos.