28-06-2021, 21:30
Gnegraes Escreveu:Nei,
Todo motor, TODO MOTOR de combustão interna pede um combustível com a maior octanagem possível de mercado.
O manual de proprietário estipula qual a octanagem ideal e cita ainda uma menor como "aceitável". No caso da BMW ela recomenda que seja usada uma gasolina com 95 RON. Para nós seria usar a Petrobrás Podium ou a Shell V-Power.
Alta octanagem te garante performance, motor limpo e quase sem incrustações na cabeça de pistão, sede de válvulas, temperatura de funcionamento mais equilibrado e menor.
Alta performance se traduz também em consumo menor, pois para uma mesma velocidade ou necessidade de torque você usa menos o acelerador.
Octanagem já foi tema de discussão aqui, mas ela é a capacidade de um combustível submetido a altas pressões de não entrar em combustão expontânea.
Gasolina de baixa octanagem pode levar o motor a ter pré-ignição ou detonação (batida de pino). Isso é extremamente danoso ao motor, desgasta mancais, bronzinas, pino e sede de pino de pistão, suja teu motor por combustão incompleta, etc.O motor pode quebrar, acredite.
A detonação é um problema tão sério que nosso motores possuem sensores de detonação fixados ao bloco e que medem frequências específicas em caso de detonação.
Apenas uma observação: a Shell vende a gasolina V-Power Nitro+, que é apenas aditivada e possui 92 RON, e a V-Power Racing, que é a premium e possui 98 RON (alta octanagem).
Na minha região a Racing é mais difícil de encontrar do que a Podium e pelo nome é bem fácil de confundir também.
Sent from my iPhone using Tapatalk