08-09-2021, 22:11
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-09-2021, 22:14 por EvertonM.)
Meu grão de sal.
Sempre que possível uso gasolina aditivada de boa procedência. Quando sobra algum dindin (faz algum tempo que isso não ocorre), abasteço com Pódium. Se não achar aditivada, vou na comum mesmo, desde que tenha boa procedência.
Nunca tive qualquer problema, considerando as várias motos que tive, bem como as viagens que fiz.
A gasolina aditivada tem detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação e queima do combustível e, sob meu ponto de vista, não traz qualquer prejuízo ao motor. A Pódium (e outras premium - que também são aditivadas) tem maior octanagem, mais adequada aos motores de compressão maior que 10:1, como em nossas motos (ao menos na minha).
Qual o problema de abastecer com comum ? Se a gasolina for boa, a única questão que levanto é a ausência de limpeza que a aditivada proporciona e a octanagem e limpeza maior possibilitada pela premium.
Uma dica: se abastece sempre com comum, a troca para aditivada (ou Pódium) tem que ser gradativa, pois ela vai limpar as vias e a sujeira que desprende poderá causar alguma alteração no funcionamento.
Esse assunto rende mais de uma caixa de cerveja.
Para quem quiser se aprofundar no tema, há diversos artigos na internet. Segue o primeiro que achei:
https://autopapo.uol.com.br/noticia/bori...-gasolina/
Sempre que possível uso gasolina aditivada de boa procedência. Quando sobra algum dindin (faz algum tempo que isso não ocorre), abasteço com Pódium. Se não achar aditivada, vou na comum mesmo, desde que tenha boa procedência.
Nunca tive qualquer problema, considerando as várias motos que tive, bem como as viagens que fiz.
A gasolina aditivada tem detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação e queima do combustível e, sob meu ponto de vista, não traz qualquer prejuízo ao motor. A Pódium (e outras premium - que também são aditivadas) tem maior octanagem, mais adequada aos motores de compressão maior que 10:1, como em nossas motos (ao menos na minha).
Qual o problema de abastecer com comum ? Se a gasolina for boa, a única questão que levanto é a ausência de limpeza que a aditivada proporciona e a octanagem e limpeza maior possibilitada pela premium.
Uma dica: se abastece sempre com comum, a troca para aditivada (ou Pódium) tem que ser gradativa, pois ela vai limpar as vias e a sujeira que desprende poderá causar alguma alteração no funcionamento.
Esse assunto rende mais de uma caixa de cerveja.
Para quem quiser se aprofundar no tema, há diversos artigos na internet. Segue o primeiro que achei:
https://autopapo.uol.com.br/noticia/bori...-gasolina/