07-11-2021, 19:26
EvertonM Escreveu:Meu grão de sal.
Sempre que possível uso gasolina aditivada de boa procedência. Quando sobra algum dindin (faz algum tempo que isso não ocorre), abasteço com Pódium. Se não achar aditivada, vou na comum mesmo, desde que tenha boa procedência.
Nunca tive qualquer problema, considerando as várias motos que tive, bem como as viagens que fiz.
A gasolina aditivada tem detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação e queima do combustível e, sob meu ponto de vista, não traz qualquer prejuízo ao motor. A Pódium (e outras premium - que também são aditivadas) tem maior octanagem, mais adequada aos motores de compressão maior que 10:1, como em nossas motos (ao menos na minha).
Qual o problema de abastecer com comum ? Se a gasolina for boa, a única questão que levanto é a ausência de limpeza que a aditivada proporciona e a octanagem e limpeza maior possibilitada pela premium.
Uma dica: se abastece sempre com comum, a troca para aditivada (ou Pódium) tem que ser gradativa, pois ela vai limpar as vias e a sujeira que desprende poderá causar alguma alteração no funcionamento.
Esse assunto rende mais de uma caixa de cerveja.
Para quem quiser se aprofundar no tema, há diversos artigos na internet. Segue o primeiro que achei:
https://autopapo.uol.com.br/noticia/bori...-gasolina/
Everton,
As "sujeiras" na câmara de combustão, ou seja, cabeça de pistão, sede de válvulas, eletrodos da vela, etc, são carbonizações que são extremamente duras e difíceis de se fazer a remoção mecânica.
Os aditivos presentes na gasolina não conseguem fazer uma remoção abrupta, por tanto não se preocupe que não vai cuspir sujeira pelo escape... rs,rs,rs,rs...
>>> Outra coisa: Bóris Feldman é um idiota, fala e escreve muita bobagem e como a imensa maioria dos que o ouvem nas rádios ou o leem é formada de pessoas sem qualquer conhecimento do assunto, acha que o cara é sério.
A última dele foi semana passada onde um ouvinte escreveu perguntando sobre tipo de óleo para motor bem rodado.
O idiota disse com todas as letras, que se o motor estiver com 100, 150k km para continuar usando o óleo recomendado em manual, deu o exemplo de óleo 5W40. Mas que se o motor estiver com mais de 200k km ele deve estar cansado e seria bom usar um óleo 10W40 pois é mais viscoso....
O imbecil não sabe como funciona o código SAE de óleos lubrificantes e que os óleos que ele citou tem a mesma viscosidade.
Não ouçam e não leiam esse idiota, desinformação total...
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...