12-07-2022, 17:37
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-07-2022, 17:42 por Gnegraes.)
Rromagnani Escreveu:Essa viscosidade do óleo está correta??? Não sei a 800, mas a 1200 é 5w40!
Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
Beto,
A viscosidade 5W40 e 5W50 é praticamente a mesma.
O índice 50 indica que em temperaturas ambientes mais elevadas, a viscosidade não se reduzirá muito.
A diferença de viscosidade entre os dois óleos é pequena e mesmo esta diferença não impactaria em deixar o câmbio mais "duro".
O problema dele aparece com o motor quente, viscosidade "menor" que a de partida do motor com viscosidade "maior".
Coloco entre aspas por que as temperaturas de partida do óleo são muito menores (e a viscosidade "maior") que as normais depois da atingida a temperatura normal quente (e viscosidade "menor"). No caso do cárter é algo ao redor dos 100 graus C, onde o câmbio está imerso.
O "problema" surge com motor quente, com a dilatação térmica dos componentes do câmbio.
>>> Muito cuidado ao "ler" o código SAE !!! Os números não tem relação direta com a viscosidade...
Exemplo??? Óleo SAE40W tem praticamente a mesma viscosidade do óleo SAE90W....
[ATTACH=CONFIG]11316[/ATTACH]
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...