08-03-2023, 17:46
Gnegraes Escreveu:Tenho lido aqui algumas reclamações a respeito de vazamento de líquido de arrefecimento.
Curioso que sou, fui ao fórum alemão para motos BMW (aprox. 65.000 inscritos) e busquei relatos de vazamento.
Não há relatos de problemas recorrentes relacionados à bomba. O tamanho da amostragem é grande o suficiente para ter credibilidade.
Não satisfeito, lancei um tópico a respeito e se espantaram de haver reclamações aqui no Brasil.
Na mesma discussão mencionei as engrenagens de material plástico da bomba de óleo, desconhecem problemas também.
Essa família de motores vem para o Brasil montados, seja originalmente da Áustria (Rotax), seja da China (Loncin), o que elimina possível falha na montagem em Manaus.
As atuais 750 e 850 são montadas agora em Berlin na Alemanha mas os motores continuam sendo fornecidos pela fábrica de Loncin na China.
No momento só enxergo uma possível causa: temperatura média ambiente bem mais elevada no Brasil que na Europa. Não tenho acesso a fóruns e dados da Ásia, clima semelhante ao nosso, para aferir se ocorre por lá também.
Aqui tem um ponto interessante. Na F800GS que eu tive, se o líquido do arrefecimento ficasse entre o meio e o máximo no nível do reservatório de expansão, ela jogava parte fora pelo ladrão. Pra funcionar perfeito era só deixar entre o mínimo e a metade.
Sent from my iPhone using Tapatalk