14-08-2013, 09:22
Prezados Colegas de F800GS
Ontem fui a Starnews fazer a troca de óleo de 15000 e o técnico alertou que precisava trocar o reparo da bomba d´água. Até então eu acompanhava os fóruns, mas nunca tive o problema na minha moto. Aproveitei para ver por onde vazava e como é o projeto da bomba d´água.
O reparo da bomba d´água na realidade é o eixo da bomba com as vedações e o par de engrenagens que a acopla em um dos eixos dos comandos de válvulas. No meu caso o vazamento não ocorreu no o´rings, que apesar de estarem montados em uma região de alta temperatura são estáticos e não sofrem desgaste, apenas envelhecimento pela temperatura, então os de viton seriam interessantes. Porém o vazamento no meu caso se deu pela gaxeta do eixo no lado do óleo. Neste caso não tive como examinar a gaxeta, pois como a troca foi feita na garantia a BMW fica com as peças.
Fiz entretanto uma análise do projeto deste componente. A realidade é que não existe vedação de eixo rotativo eterna, e a manutenção deste item deve ser prevista no projeto. Além disto temos rolamentos que também tem vida definida e precisam ser trocados. Hoje a tecnologia de vedações tem borrachas com elevada resistência ao desgaste e a vida da vedação é tão longa quanto a superfície do eixo onde esta vedação atrita. No caso do motor F800 da ROTAX, não há eixo de serviço na parte inferior do motor, então a bomba foi acoplada a um dos eixos dos comandos de válvulas, que giram na metade da velocidade do motor. Então tem ainda um par de engrenagens que ampliam a rotação para que a bomba seja compacta, isto também desgasta. Então o projeto para manutenção deste item previu a torca do cartucho completo do eixo, rolamentos, gaxetas, o par de engrenagens, e os o´rings de vedação, e o custo adicional disto tudo é o cubo dos rolamentos que não sofre desgaste. Por isto, este kit é caro, mas deixa tudo zerado. O que esta acontecendo e fez a BMW trocar este kit até mesmo para motos fora da garantia é o desgaste prematuro das gaxetas.
O projeto do componente foiu muito bem feito, usando duas gaxetas separadas, uma para óleo e outra para água, e deixou um dreno entre estas para fora do motor, então se vazar água esta não vai direto para o óleo, pois vaza antes para fora do motor, a mesma coisa no caso da gaxeta do óleo vazar, ente não vai para a água, vaza pelo mesmo dreno para fora do motor. Isto prova de que este item foi previsto ser trocado durante a vida da moto, e mostra o cuidado com a robustez do motor, pois é possível continuar andando mesmo com vazamento, só necessitando ficar atendo aos níveis de liquido de cada lado.
Em todo o caso eu tenho uma DT200R refrigerada a água, com mais de 45000 km 1999, que tem um projeto de vedação bem mais simples e nunca teve vazamento na bomba d´água. Só que a bomba d´água esta acoplada a redução primária em uma região fria do motor, o que torna a vida das vedações muito melhor, também o motor 2T não tem nenhum compromisso com eficiência ou ecologia, portanto não precisa se preocupar em jogar calor fora em excesso e nunca fica tão quente como o motor F800.
O pessoal da concessionária me falou que os kits que estão sendo trocados tem durado o dobro dos originais (mais de 30000 km), que foram de uma série ruim. Colocaram a culpa no fornecedor chinês, mas neste caso as peças tem a marca ROTAX (Österreich), que é de fato o fabricante do motor.
Se alguém ficou com a sucata da peça, eu poderia desmontar e verificar quais são as gaxetas usadas e ver se tem alternativa mais resistente as condições do motor F800. Eu tenho alguma experiencia neste tipo de componente porque projeto equipamentos que usam vedações para pressões extremas. Tenho usado catálogos de fabricantes de gaxetas muito especiais em teflon pré-carregados, que tem baixo atrito e aguentam a temperaturas mais elevadas.
Por enquanto só nos resta esperar que a BMW tenha tido a consideração de melhorar este componente que está com vida muito curta.
Ontem fui a Starnews fazer a troca de óleo de 15000 e o técnico alertou que precisava trocar o reparo da bomba d´água. Até então eu acompanhava os fóruns, mas nunca tive o problema na minha moto. Aproveitei para ver por onde vazava e como é o projeto da bomba d´água.
O reparo da bomba d´água na realidade é o eixo da bomba com as vedações e o par de engrenagens que a acopla em um dos eixos dos comandos de válvulas. No meu caso o vazamento não ocorreu no o´rings, que apesar de estarem montados em uma região de alta temperatura são estáticos e não sofrem desgaste, apenas envelhecimento pela temperatura, então os de viton seriam interessantes. Porém o vazamento no meu caso se deu pela gaxeta do eixo no lado do óleo. Neste caso não tive como examinar a gaxeta, pois como a troca foi feita na garantia a BMW fica com as peças.
Fiz entretanto uma análise do projeto deste componente. A realidade é que não existe vedação de eixo rotativo eterna, e a manutenção deste item deve ser prevista no projeto. Além disto temos rolamentos que também tem vida definida e precisam ser trocados. Hoje a tecnologia de vedações tem borrachas com elevada resistência ao desgaste e a vida da vedação é tão longa quanto a superfície do eixo onde esta vedação atrita. No caso do motor F800 da ROTAX, não há eixo de serviço na parte inferior do motor, então a bomba foi acoplada a um dos eixos dos comandos de válvulas, que giram na metade da velocidade do motor. Então tem ainda um par de engrenagens que ampliam a rotação para que a bomba seja compacta, isto também desgasta. Então o projeto para manutenção deste item previu a torca do cartucho completo do eixo, rolamentos, gaxetas, o par de engrenagens, e os o´rings de vedação, e o custo adicional disto tudo é o cubo dos rolamentos que não sofre desgaste. Por isto, este kit é caro, mas deixa tudo zerado. O que esta acontecendo e fez a BMW trocar este kit até mesmo para motos fora da garantia é o desgaste prematuro das gaxetas.
O projeto do componente foiu muito bem feito, usando duas gaxetas separadas, uma para óleo e outra para água, e deixou um dreno entre estas para fora do motor, então se vazar água esta não vai direto para o óleo, pois vaza antes para fora do motor, a mesma coisa no caso da gaxeta do óleo vazar, ente não vai para a água, vaza pelo mesmo dreno para fora do motor. Isto prova de que este item foi previsto ser trocado durante a vida da moto, e mostra o cuidado com a robustez do motor, pois é possível continuar andando mesmo com vazamento, só necessitando ficar atendo aos níveis de liquido de cada lado.
Em todo o caso eu tenho uma DT200R refrigerada a água, com mais de 45000 km 1999, que tem um projeto de vedação bem mais simples e nunca teve vazamento na bomba d´água. Só que a bomba d´água esta acoplada a redução primária em uma região fria do motor, o que torna a vida das vedações muito melhor, também o motor 2T não tem nenhum compromisso com eficiência ou ecologia, portanto não precisa se preocupar em jogar calor fora em excesso e nunca fica tão quente como o motor F800.
O pessoal da concessionária me falou que os kits que estão sendo trocados tem durado o dobro dos originais (mais de 30000 km), que foram de uma série ruim. Colocaram a culpa no fornecedor chinês, mas neste caso as peças tem a marca ROTAX (Österreich), que é de fato o fabricante do motor.
Se alguém ficou com a sucata da peça, eu poderia desmontar e verificar quais são as gaxetas usadas e ver se tem alternativa mais resistente as condições do motor F800. Eu tenho alguma experiencia neste tipo de componente porque projeto equipamentos que usam vedações para pressões extremas. Tenho usado catálogos de fabricantes de gaxetas muito especiais em teflon pré-carregados, que tem baixo atrito e aguentam a temperaturas mais elevadas.
Por enquanto só nos resta esperar que a BMW tenha tido a consideração de melhorar este componente que está com vida muito curta.