11-04-2015, 18:10
Luciano, já respondi a esta tua pergunta no outro tópico que você abriu.
Flabomba, o melhor teste a ser feito numa bateria é aquele feito com o multímetro indicando a voltagem da bateria seja numa condição de dar partida ou provocando um curto-circuito entre os pólos (as oficinas têm um multímetro desses que causa o curto crcuito "controlado").
Neste teste, que é seguido internacionalmente, já que se trata de uma norma SAE, a bateria deve ser capaz de fornecer os CCA (cold cranking Amps) por 30 segundos sem que a voltagem caia a menos de 7,2 volts.
Repare que em países desenvolvidos, a medida principal das baterias não é o Ah (ampére-hora), mas sim o CCA. Como curiosidade, sugiro aos colegas que entrem num site da Moura, AC Delco, Heliar, etc e comparem os modelos - lá se pode ver que, por exemplo, há baterias de 75Ah que produzem bem mais CCA do que uma bateria de 80Ah.
Flabomba, o melhor teste a ser feito numa bateria é aquele feito com o multímetro indicando a voltagem da bateria seja numa condição de dar partida ou provocando um curto-circuito entre os pólos (as oficinas têm um multímetro desses que causa o curto crcuito "controlado").
Neste teste, que é seguido internacionalmente, já que se trata de uma norma SAE, a bateria deve ser capaz de fornecer os CCA (cold cranking Amps) por 30 segundos sem que a voltagem caia a menos de 7,2 volts.
Repare que em países desenvolvidos, a medida principal das baterias não é o Ah (ampére-hora), mas sim o CCA. Como curiosidade, sugiro aos colegas que entrem num site da Moura, AC Delco, Heliar, etc e comparem os modelos - lá se pode ver que, por exemplo, há baterias de 75Ah que produzem bem mais CCA do que uma bateria de 80Ah.