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Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles
Essa é a bomba d´água da F 800, diagramação retirada do manual de reparos da BMW:


[ATTACH=CONFIG]7813[/ATTACH]

A figura de numero 10 é a bomba, ao que consta é isso que é trocado após se fazer o reparo, temos notícias também que efetuam troca nos o-rings que é a figura 11, esses o-rings fazem parte da vedação do sistema. A F 800 tem a mesma bomba para água e óleo.

Foto só da bomba aqui:


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Veja o que ocorre com o tal vazamento, repare que existe uma especie de suspiro que é colocado ali por baixo da bomba e colado ao cabeçote direito, é ali que escorre, nas pesquisas que fiz vi que esse suspiro foi colocado ali de forma intencional para caso ocorra esse problema o liquido escorra para fora do motor e não para dentro, pois caso isso acontecesse poderia ser morte certa do motor já que ia misturar água e óleo:

[ATTACH=CONFIG]7815[/ATTACH]

O fato é que a BMW até agora nunca se pronunciou sobre isso, pelo menos oficialmente não. Quem tem garantia efetua a troca, há relatos que mesmo após expirar a garantia ainda tem gente conseguindo efetuar a troca sem nenhum ônus. Há relatos também em alguns casos que esse problema é recorrente, conheço caso que já foi efetuada a troca três vezes desse componente, e o proprietário já desencanou do problema.

Começa tipo marejando água, depois começa a escorrer, outro dado curioso é que esse problema é intermitente, ele as vezes para, passa tempo sem vazar, depois acontece novamente, é outra curiosidade.

Por fim achei essa explicação na internet de um proprietário de F 800 e que é de Curitiba, só não sei o nome dele porque ele usa um nickname e não se identificou, não sei se o cara é engenheiro ou o que, mas achei interessante, veja:



Citar:" Prezados Colegas de F800GS,

Ontem fui a Starnews fazer a troca de óleo de 15.000 km e o técnico alertou que precisava trocar o reparo da bomba d´água. Até então eu acompanhava os fóruns, mas nunca tive o problema na minha moto. Aproveitei para ver por onde vazava e como é o projeto da bomba d´água.

O reparo da bomba d´água na realidade é o eixo da bomba com as vedações e o par de engrenagens que a acopla em um dos eixos dos comandos de válvulas. No meu caso o vazamento não ocorreu no o-rings, que apesar de estarem montados em uma região de alta temperatura são estáticos e não sofrem desgaste, apenas envelhecimento pela temperatura, então os o-rings de viton seriam interessantes. Porém o vazamento no meu caso se deu pela gaxeta do eixo no lado do óleo. Neste caso não tive como examinar a gaxeta, pois como a troca foi feita na garantia a BMW fica com as peças.

Fiz entretanto uma análise do projeto deste componente. A realidade é que não existe vedação de eixo rotativo eterna, e a manutenção deste item deve ser prevista no projeto. Além disto temos rolamentos que também tem vida definida e precisam ser trocados. Hoje a tecnologia de vedações tem borrachas com elevada resistência ao desgaste e a vida da vedação é tão longa quanto a superfície do eixo onde esta vedação atrita. No caso do motor F800 da ROTAX, não há eixo de serviço na parte inferior do motor, então a bomba foi acoplada a um dos eixos dos comandos de válvulas, que giram na metade da velocidade do motor. Então tem ainda um par de engrenagens que ampliam a rotação para que a bomba seja compacta, isto também desgasta. Então o projeto para manutenção deste item previu a troca do cartucho completo do eixo, rolamentos, gaxetas, o par de engrenagens, e os o´rings de vedação, e o custo adicional disto tudo é o cubo dos rolamentos que não sofre desgaste. Por isto, este kit é caro, mas deixa tudo zerado. O que esta acontecendo e fez a BMW trocar este kit até mesmo para motos fora da garantia é o desgaste prematuro das gaxetas.
O projeto do componente foi muito bem feito, usando duas gaxetas separadas, uma para óleo e outra para água, e deixou um dreno entre estas para fora do motor, então se vazar água esta não vai direto para o óleo, pois vaza antes para fora do motor, a mesma coisa no caso da gaxeta do óleo vazar, este não vai para a água, vaza pelo mesmo dreno para fora do motor. Isto prova de que este item foi previsto ser trocado durante a vida da moto, e mostra o cuidado com a robustez do motor, pois é possível continuar andando mesmo com vazamento, só necessitando ficar atendo aos níveis de liquido de cada lado.

Em todo o caso tenho uma DT 200 R refrigerada a água, com mais de 45.000 km e ano 99, que tem um projeto de vedação bem mais simples e nunca teve vazamento na bomba d´água. Só que a bomba d´água esta acoplada a redução primária em uma região fria do motor, o que torna a vida das vedações muito melhor, também o motor 2T não tem nenhum compromisso com eficiência ou ecologia, portanto não precisa se preocupar em jogar calor fora em excesso e nunca fica tão quente como o motor F 800.

O pessoal da concessionária me falou que os kits que estão sendo trocados tem durado o dobro dos originais (mais de 30.000 km), que foram de uma série ruim. Colocaram a culpa no fornecedor chinês, mas neste caso as peças tem a marca ROTAX (Österreich), que é de fato o fabricante do motor.

Se alguém ficou com a sucata da peça, eu poderia desmontar e verificar quais são as gaxetas usadas e ver se tem alternativa mais resistente as condições do motor F 800. Eu tenho alguma experiencia neste tipo de componente porque projeto equipamentos que usam vedações para pressões extremas. Tenho usado catálogos de fabricantes de gaxetas muito especiais em teflon pré-carregados, que tem baixo atrito e aguentam a temperaturas mais elevadas.

Por enquanto só nos resta esperar que a BMW tenha tido a consideração de melhorar este componente que está com vida muito curta. "

Pela explicação desse cara, isso tudo já é previsto então não poderíamos ao pé da letra dizer que é um problema já que faz parte da previsão no projeto do motor, é claro que se formos para seara jurídica temos munição para um bom debate sobre isso utilizando o CDC como ferramenta, mas deixo isso para as instancias da justiça e não para esse BLOG.




Fonte: http://jsamuelgurgel.blogspot.com.br/201...-apos.html



KIT REPARACIÓN BOMBA AGUA F800 GS/GS/R/S ADVENTURE

$369.990


http://www.motoss.cl/kit-reparacion-bomb...adventure/


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