Boa tarde.
Estou pensando em trocar o parabrisa da minha R1200GS LC.
Estive vendo duas opções.
a primeira é o parabrisa GIVI. é 13 cm mais alto que o original.
a segunda opção seria um PUIG. é 11 cm mais alto que o original.
Acho a aerodinâmica da bolha mais importante que a altura.
Nunca usei nenhum dos dois (por hora estou feliz com a bolha original), mas em aerodinâmica, o da PUIG me parece mais bem elaborado.
Além do que, nem PUIG nem GIVI são fabricantes homologados pela BMW.
Precisa ver se o suporte original suporta a pressão aerodinâmica maior, causada pelas bolhas mais altas.
Se trocar e tiver problemas no mecanismo de regulagem da altura da bolha, pode dar m.... com a garantia.
Para falar a verdade, já andei com a bolha na regulagem mais baixa e na mais alta, e confesso que não percebi nenhuma diferença significatíva.
Provavelmente porque a areodinânica não muda com a altura (ao menos não muda muito), dai minha colocação de que não penso que a altura seja fator fundamental.
Mas como disse, nunca usei nenhuma das duas, portanto posso estar errado.
Abraços,
Thomas
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... :o)
Acho o suporte original da LC meio fraco p/ suportar algo maior sem usar algum artificio adicional de trava (tipo o que o Reinaldo instalou).
Também penso que o formato afeta bem e, me sinto bem protegido do vento com o original, pressão zero no peito. Claro que tudo pode melhorar.
Num dos passeios com motos de outras marcas, fomos trocando o tempo todo e tive oportunidade de rodar numa ST1200 2014 (péssima proteção ao vento), depois numa VStrom (+-), 800GS (quase nada) e, cai na real o quanto já é boa a proteção da GS LC.
Voltando á duvida, se fosse p/ experimentar algo diferente eu tentaria o da Puig junto ao suporte que reforça a base de apoio. A Puig procura seguir um pouco as linhas aerodinâmicas da original.
Beleza não é tudo, acho que este item seria o ultimo a analisar, porem ele é fundamental, senão ficaria com o original. Eu estou para trocar na minha, para isto optei pelo PUIG, ele é italiano e fabricam bolhas para varias motos a muitos anos e tem boas indicações por pessoal que já instalou lá fora nas motos R1200GS LC. O Material é de excelente qualidade, não rica tão facil como o original que acho uma merda, até passando flanela ele risca. Mas para voce instalar o PUIG, precisa colocar este suporte:
[ATTACH=CONFIG]5848[/ATTACH]
Na MotoAtacama tem os dois, se colocar o PUIG coloque o fume claro que eles tem lá.
A aerodinamica vai mudar da agua para o vinho, eu recomendo.
Estou viajando no começo do mês e estou na duvida entre o Puig e Ztechnik. O suporte estava comprando no ebay, pois nem nos EUA estou achando nos sites disponivel. Sabe quanto esta na motoatacama ?
Troquei neste fds o para-brisa original pelo Puig fume claro e reforço de suporte Wunderlich. Instalação super tranquila e o proprio reforço já vem com os aneis de borracha que estao sendo substituidos na garantia no para-brisa padrão.
Pontos Positivos : Nos pouco mais de 200km rodados com garupa foi notória a redução de vento e maior silencio no capacete, tanto para piloto quanto garupa. Com o original, a partir de 120km/h tinha dificuldades para comunicação via bluetooth, algo que desapareceu mesmo a velocidades acima de 160km/h. Vento no corpo praticamente zero, mesmo na posição mais baixa.
Pontos Negativos: Maior dificuldade ao olhar a pista sobre a bolha, maior resistencia (logo maior consumo de gas) e para situações de off, não indicaria de jeito algum, ainda mais caso seja necessario andar de pé, pois ela fica muito proximo ao corpo.
Fabriciom2 Escreveu:Troquei neste fds o para-brisa original pelo Puig fume claro e reforço de suporte Wunderlich. Instalação super tranquila e o proprio reforço já vem com os aneis de borracha que estao sendo substituidos na garantia no para-brisa padrão.
Pontos Positivos : Nos pouco mais de 200km rodados com garupa foi notória a redução de vento e maior silencio no capacete, tanto para piloto quanto garupa. Com o original, a partir de 120km/h tinha dificuldades para comunicação via bluetooth, algo que desapareceu mesmo a velocidades acima de 160km/h. Vento no corpo praticamente zero, mesmo na posição mais baixa.
Pontos Negativos: Maior dificuldade ao olhar a pista sobre a bolha, maior resistencia (logo maior consumo de gas) e para situações de off, não indicaria de jeito algum, ainda mais caso seja necessario andar de pé, pois ela fica muito proximo ao corpo.
Para viagens longas é uma boa !
Fabricio
Fabricio se possivel cola foto de como ficou o puig na motoca.
Abs