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Consumo R 1250 GS 2020/2020 Exclusive
#21
Gnegraes Escreveu:Nei,

Todo motor, TODO MOTOR de combustão interna pede um combustível com a maior octanagem possível de mercado.
O manual de proprietário estipula qual a octanagem ideal e cita ainda uma menor como "aceitável". No caso da BMW ela recomenda que seja usada uma gasolina com 95 RON. Para nós seria usar a Petrobrás Podium ou a Shell V-Power.

Alta octanagem te garante performance, motor limpo e quase sem incrustações na cabeça de pistão, sede de válvulas, temperatura de funcionamento mais equilibrado e menor.
Alta performance se traduz também em consumo menor, pois para uma mesma velocidade ou necessidade de torque você usa menos o acelerador.

Octanagem já foi tema de discussão aqui, mas ela é a capacidade de um combustível submetido a altas pressões de não entrar em combustão expontânea.
Gasolina de baixa octanagem pode levar o motor a ter pré-ignição ou detonação (batida de pino). Isso é extremamente danoso ao motor, desgasta mancais, bronzinas, pino e sede de pino de pistão, suja teu motor por combustão incompleta, etc.O motor pode quebrar, acredite.
A detonação é um problema tão sério que nosso motores possuem sensores de detonação fixados ao bloco e que medem frequências específicas em caso de detonação.

Apenas uma observação: a Shell vende a gasolina V-Power Nitro+, que é apenas aditivada e possui 92 RON, e a V-Power Racing, que é a premium e possui 98 RON (alta octanagem).

Na minha região a Racing é mais difícil de encontrar do que a Podium e pelo nome é bem fácil de confundir também.


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#22
adriel Escreveu:Apenas uma observação: a Shell vende a gasolina V-Power Nitro+, que é apenas aditivada e possui 92 RON, e a V-Power Racing, que é a premium e possui 98 RON (alta octanagem).

Na minha região a Racing é mais difícil de encontrar do que a Podium e pelo nome é bem fácil de confundir também.


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Adriel,

Para variar as sopas de letrinhas sempre deixam as coisas meio confusas.
Existem 3 classificações de octanagem de combustíveis:

- RON (Research Octan Number)- método normalizado pela ASTM D2699
- MON (Motor Octane Number) - método normalizado pela ASTM D2700
- IAD (Índice Anti Detonação)- média ponderada entre RON e MON

O MON realiza o teste com o motor padrão com plena carga e giro máximo enquanto o RON é com plena carga e médio giro 3000rpm. RON expressa as condições normais e mais reais de uso do motor, ninguém pilota a pleno giro e plena carga...

A gasolina Podium da Petrobrás tem 102 RON enquanto que a V-Power Racing tem 98 RON. A V-Power Nitro tem apenas 87 RON, abaixo do mínimo aceitável para BMW.
Aditivos todas as gasolinas possuem. Não confundir aditivo (detergente, anti-oxidante, anti-espumante, etc.) com produto para aumentar octanagem.
A grande solução brasileira de aditivar álcool etílico na gasolina foi aumentar a octanagem e com isso retirar a tetraetila de chumbo usada anteriormente, por ser extremamente tóxica. Hoje a Europa usa álcool nas suas gasolinas....

Usar gasolina de baixa octanagem só em casos especiais, por não ter achado gasolina de qualidade no meio do nada deste Brasilzão.
Apesar de mais caras, as de alta octanagem tem performance muito melhor e a médio e longo prazo saem mais barato, pois não acabam com teu motor.
Se o projetista do motor especifica o combustível, siga as instruções....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#23
Gnegraes Escreveu:Adriel,

Para variar as sopas de letrinhas sempre deixam as coisas meio confusas.
Existem 3 classificações de octanagem de combustíveis:

- RON (Research Octan Number)- método normalizado pela ASTM D2699
- MON (Motor Octane Number) - método normalizado pela ASTM D2700
- IAD (Índice Anti Detonação)- média ponderada entre RON e MON

O MON realiza o teste com o motor padrão com plena carga e giro máximo enquanto o RON é com plena carga e médio giro 3000rpm. RON expressa as condições normais e mais reais de uso do motor, ninguém pilota a pleno giro e plena carga...

A gasolina Podium da Petrobrás tem 102 RON enquanto que a V-Power Racing tem 98 RON. A V-Power Nitro tem apenas 87 RON, abaixo do mínimo aceitável para BMW.
Aditivos todas as gasolinas possuem. Não confundir aditivo (detergente, anti-oxidante, anti-espumante, etc.) com produto para aumentar octanagem.
A grande solução brasileira de aditivar álcool etílico na gasolina foi aumentar a octanagem e com isso retirar a tetraetila de chumbo usada anteriormente, por ser extremamente tóxica. Hoje a Europa usa álcool nas suas gasolinas....

Usar gasolina de baixa octanagem só em casos especiais, por não ter achado gasolina de qualidade no meio do nada deste Brasilzão.
Apesar de mais caras, as de alta octanagem tem performance muito melhor e a médio e longo prazo saem mais barato, pois não acabam com teu motor.
Se o projetista do motor especifica o combustível, siga as instruções....

Eu fiquei na dúvida em relação a Nitro+, mas no site da Shell consta 87 IAD, 82 MON e 92 RON. Lá diz ainda que o mínimo para o tipo comum é de 87 IAD. Considerando que o IAD é a média entre MON e RON, a conta bate.

No manual da minha R1200GSA 2018/2019 consta a recomendação de mínimo 91 RON e também o mínimo de 15% e máximo de 30% de etanol.

https://www.shell.com.br/motoristas/comb...iveis.html


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#24
adriel Escreveu:Eu fiquei na dúvida em relação a Nitro+, mas no site da Shell consta 87 IAD, 82 MON e 92 RON. Lá diz ainda que o mínimo para o tipo comum é de 87 IAD. Considerando que o IAD é a média entre MON e RON, a conta bate.

No manual da minha R1200GSA 2018/2019 consta a recomendação de mínimo 91 RON e também o mínimo de 15% e máximo de 30% de etanol.

https://www.shell.com.br/motoristas/comb...iveis.html


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Você tem razão, a V-Power Nitro tem 92 RON. O importante é respeitar as indicações da BMW.

Experimente fazer as contas de consumo de um tanque de V-Power Nitro e outro com V-Power Racing.
Sei que condições exatamente iguais é difícil mas uma média de um tanque completo deverá dar respostas. Se for na rodovia melhor ainda...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#25
Gnegraes Escreveu:Você tem razão, a V-Power Nitro tem 92 RON. O importante é respeitar as indicações da BMW.

Experimente fazer as contas de consumo de um tanque de V-Power Nitro e outro com V-Power Racing.
Sei que condições exatamente iguais é difícil mas uma média de um tanque completo deverá dar respostas. Se for na rodovia melhor ainda...

E falando em indicação, no manual não diz que não devemos usar aditivada, como algumas concessionárias pregam. Lá diz apenas que haverá danos ao catalisador caso tenha ferro ou manganês como aditivo. Sinceramente não sei se as gasolinas aditivadas brasileiras tem ou não.


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#26
adriel Escreveu:E falando em indicação, no manual não diz que não devemos usar aditivada, como algumas concessionárias pregam. Lá diz apenas que haverá danos ao catalisador caso tenha ferro ou manganês como aditivo. Sinceramente não sei se as gasolinas aditivadas brasileiras tem ou não.


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Adriel,

Tudo depende do que se entende por Aditivo.
TODAS as gasolinas brasileiras e na Europa e USA possuem aditivos.

CCs na maioria das vezes não sabem se comunicar, quando não sabem mesmo a bobagem que estão falando...
Acho que devem se referir a aditivos tipo Bardahl e outras melecas que frentistas de postos querem a todo momento te empurrar.

O único aditivo que funciona e que não é para combustível são os Bisulfetos de Molibdênio inventados pela Molykote alemã para óleo de cárter e que infelizmente não podemos usar nos motores BMW, ele reagem com o Nikasil (Trade Mark da Mahle) ou Gaudur que são os materiais carbeto de silício depositados nas camisas dos pistões através de plasma, para seu endurecimento superficial (só há desgaste nos pistões, as camisas são eternas....)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#27
Gnegraes Escreveu:Adriel,

Tudo depende do que se entende por Aditivo.
TODAS as gasolinas brasileiras e na Europa e USA possuem aditivos.

CCs na maioria das vezes não sabem se comunicar, quando não sabem mesmo a bobagem que estão falando...
Acho que devem se referir a aditivos tipo Bardahl e outras melecas que frentistas de postos querem a todo momento te empurrar.

O único aditivo que funciona e que não é para combustível são os Bisulfetos de Molibdênio inventados pela Molykote alemã para óleo de cárter e que infelizmente não podemos usar nos motores BMW, ele reagem com o Nikasil (Trade Mark da Mahle) ou Gaudur que são os materiais carbeto de silício depositados nas camisas dos pistões através de plasma, para seu endurecimento superficial (só há desgaste nos pistões, as camisas são eternas....)

Eu pensei a mesma coisa. A Bardahl tinha um aditivo que se era supostamente para aumentar a octanagem da gasolina. Ele usava manganês na composição e acabou sendo modificado para remover esse componente por questões ambientais.

O triste é ouvir essas besteiras na concessionária e quando questionamos o motivo, o cara não faz ideia e nem tem pra quem perguntar. Pra mim foi dito que está no manual, o que não é verdade.

Bora rodar…


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#28
Uso desde sempre a gasolina aditivada, contrariando a concessionária e o manual...
A concessionária avisou que só abastecer com comum...e o manual só com gasolina acima de 91 ron e no máximo 10% de álcool.
Teria que importar gasolina.
Média na estrada em torno de 19 até 22km/l. Depende da tocada....

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#29
Reiner Escreveu:Uso desde sempre a gasolina aditivada, contrariando a concessionária e o manual...
A concessionária avisou que só abastecer com comum...e o manual só com gasolina acima de 91 ron e no máximo 10% de álcool.
Teria que importar gasolina.
Média na estrada em torno de 19 até 22km/l. Depende da tocada....

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O manual da minha tb cita os 10% de alcool.

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#30
Reiner Escreveu:Uso desde sempre a gasolina aditivada, contrariando a concessionária e o manual...
A concessionária avisou que só abastecer com comum...e o manual só com gasolina acima de 91 ron e no máximo 10% de álcool.
Teria que importar gasolina.
Média na estrada em torno de 19 até 22km/l. Depende da tocada....

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O manual com certeza foi traduzido para o português no mercado de Portugal, o teor de álcool na gasolina na Alemanha é de 10%.
Tradução automática sem pensar dá nisso...

E com certeza absoluta o CC sabe o diz ao afirmar para abastecer com gasolina comum.
Mais um caso para a caixinha de horrores que coleciono....

Perdoai-os Deus, eles dos CCs não sabem que falam.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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