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Troca de Marchas Pesada
#1
Prezados!

Venho dividir um problema que estou sofrendo com a minha moto e, quem sabe, algum dos colegas tenha passado por isso ou soube de alguém com este problema e que possa me ajudar.

Em março de 2020 comprei uma F800 GS ano 2014 com 21.000km.

Desde o primeiro dia notei que o câmbio era pesado nas trocas de marchas.

Com o passar dos dias e se acostumando com a moto, percebi que, quando fria, as trocas de marchas são leves, sem nenhum problema. Mas basta alguns poucos kilômetros (ou seja, o motor aquecer) e as trocas vão ficando mais pesadas e houve-se o mecanismo de trocas.

A coisa piora a medida que o motor esquenta. Em engarrafamentos, a situação se torna insuportável.

Em um evento, conheci um chefe de oficina da MBW. Troquei uma ideia com ele. Ele me perguntou que óleo eu estaria usando. Disse que era Motul 15W50 5100.

Algum dos colegas já sofreu com esse problema? Se sim, qual foi a solução?

Gosto muito da minha moto, mas passo raiva cada vez que ando com ela por causa desse problema.
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#2
Alessandro,
Não dou mecânico, mas se a moto fosse minha, experimentaria usar o 10w40 e faria um teste. Deve trocar o filtro junto com o óleo.


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#3
Essa viscosidade do óleo está correta??? Não sei a 800, mas a 1200 é 5w40!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
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#4
Rromagnani Escreveu:Essa viscosidade do óleo está correta??? Não sei a 800, mas a 1200 é 5w40!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Beto,

A viscosidade 5W40 e 5W50 é praticamente a mesma.
O índice 50 indica que em temperaturas ambientes mais elevadas, a viscosidade não se reduzirá muito.
A diferença de viscosidade entre os dois óleos é pequena e mesmo esta diferença não impactaria em deixar o câmbio mais "duro".

O problema dele aparece com o motor quente, viscosidade "menor" que a de partida do motor com viscosidade "maior".
Coloco entre aspas por que as temperaturas de partida do óleo são muito menores (e a viscosidade "maior") que as normais depois da atingida a temperatura normal quente (e viscosidade "menor"). No caso do cárter é algo ao redor dos 100 graus C, onde o câmbio está imerso.

O "problema" surge com motor quente, com a dilatação térmica dos componentes do câmbio.


>>> Muito cuidado ao "ler" o código SAE !!! Os números não tem relação direta com a viscosidade...
Exemplo??? Óleo SAE40W tem praticamente a mesma viscosidade do óleo SAE90W....

[ATTACH=CONFIG]11316[/ATTACH]


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Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#5
Amigos, obrigado pelas respostas.

Um fato que esqueci de mencionar: Quando comprei a moto, fazia 500km que o antigo dono tinha trocado o óleo. Usou o Motul 5100 10W40.

Depois que falei com o tal chefe de oficina da BMW, voltei na oficina onde o ex dono fez a troca de3 óleo. Lá tem todos os rewgistros de manutenção da moto.

Olhamos a tabela da Motul e verificamos que óleo indicado pela Motul é o 5100 15W50. Perguntei então porque usaram o 10W40 e o mecânico disse que o 10W40 é mais barato (opção do ex dono, embora o mecânico tenha explicado qual o óleo correto).


Fizemos a troca (mesmo com apenas 500km rodados) e melhorou um pouco. Mas pra mim está longe de estar ideal.

Tanto é que nem ando com a moto porque a raiva é enorme a cada troca de marchas.

Qual o óleo e a viscosidade que vocês usam na F800?
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#6
Fuchs, nessa faixa que você está usando e considerando a temperatura média da sua região, não me parece ser problema com o óleo.
Então, se o câmbio está tão duro assim, receio que o problema poderia ser no próprio câmbio.
Mas antes desse veredito, seria interessante alguém que possui moto semelhante andar na sua (ou o contrário), para ter certeza que não é uma "característica" do modelo.
Persistindo o problema na sua moto, levaria a um mecânico de confiança, que possua experiência e equipamento adequado para essa avaliação.
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#7
EvertonM Escreveu:Fuchs, nessa faixa que você está usando e considerando a temperatura média da sua região, não me parece ser problema com o óleo.
Então, se o câmbio está tão duro assim, receio que o problema poderia ser no próprio câmbio.
Mas antes desse veredito, seria interessante alguém que possui moto semelhante andar na sua (ou o contrário), para ter certeza que não é uma "característica" do modelo.
Persistindo o problema na sua moto, levaria a um mecânico de confiança, que possua experiência e equipamento adequado para essa avaliação.

Mas o que chama a atenção é que quando o motor está frio, as trocas são suaves e silenciosas. A medida que o motor vai aquecendo, vão ficando pesada e se houve o trambulador trabalhando.

Descartei embreagem porque ela não patina. O cabo de embreagem sempre está lubrificado e a folga do manete de acordo com o manual de serviço.
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#8
Fuchs Escreveu:Mas o que chama a atenção é que quando o motor está frio, as trocas são suaves e silenciosas. A medida que o motor vai aquecendo, vão ficando pesada e se houve o trambulador trabalhando.

Descartei embreagem porque ela não patina. O cabo de embreagem sempre está lubrificado e a folga do manete de acordo com o manual de serviço.


Todo equipamento ao se aquecer, tem as dimensões de todos os seus componentes alteradas pela dilatação térmica, isso é inevitável.

O teu caso parece ser muito nítido e de forma mais brusca digamos assim, em comparação com outros câmbios.
Pode ter a ver com o tambor seletor de marchas ou do pino do garfo que corre dentro da guia do tambor seletor.

Você não sabe o que se passou com a moto com o dono anterior.
Eu penso que só abrindo o câmbio se pode ter uma resposta do que está ocorrendo.
Guilherme

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#9
Hoje vim trabalhar com a moto. Apenas 8km de distância.
Temperatura ambiente estava em 16ºC.
O câmbio, uma manteiga.
Tá muito esquisito isso.
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#10
Fuchs Escreveu:Hoje vim trabalhar com a moto. Apenas 8km de distância.
Temperatura ambiente estava em 16ºC.
O câmbio, uma manteiga.
Tá muito esquisito isso.

Alessandro,

No alto verão com temperaturas aqui de 35-38 graus C, no transito pesado na cidade o motor aquece bastante assim como o câmbio, que no meu caso é uma caixa separada do bloco do motor, mas se aquece por condução entre as carcaças.
Noto alguma dificuldade leve e algum ruído acima do que considero normal para engatar a 1a marcha na minha R1200GS.
Mas em condições ditas "normais" de ambiente, nenhuma dificuldade ou ruídos.

Claro que se esticar as marchas quase ao limite de giro do motor, o câmbio faz algum barulho ao subir as marchas, o que é normal.

Se o teu câmbio realmente está diferente de outras iguais a tua, abra para ver o que há.
Guilherme

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