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Óleo - Porque pagar mais caro?
#1
Assunto recorrente: Qual o melhor óleo para sua moto?
Resposta: O que o fabricante recomenda, ou outro com especificações API iguais.

Porque afirmo isso? Porque o que torna um óleo diferente do outro é a classificação API, e especialmente a especificação JASO MA2 que é exclusiva para motos com embreagem imersa em óleo.

A classificação API só é forncida após análise laboratorial e comprovação de que o óleo atende integralmente a norma API.

Então, por exemplo, se a BMW recomenda para sua BMW o 5W40 [B]API SN ADVANTEC[/B], voce pode pagar desde uns 90 reais o litro até 211 reais (na Eurobike) pelo mesmo litro de óleo....

MAS, se pesquisar, pode comprar um óleo igual, recomendado pela BMW até 2016(acho), que é o CASTROL Power1 Racing 5w40 [B]API SN[/B], ou seja, absolutamente e técnicamente o mesmo óleo, pelo preço de +- 65 reais.

Fica a dica. (que vale para qualquer óleo com classificação API igual)
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#2
Se não me engano existem diferenças no sistema de embreagem das motos BMW, entre modelos diferentes e até entre o mesmo modelo de anos diferentes.
Era banhada a óleo e virou seca ou ao contrário, não me lembro.

Só avisando pq um óleo recomendado para motos de um ano pode não ser adequado para motos de anos diferentes.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#3
Tenho utilizado o óleo Castrol 5w40 e percebo um funcionamento mais suave do motor, além dos engates das marchas mais macio. Isso comparado ao óleo que usava anteriormente (Motul 7100).
O melhor de tudo é o preço, que custa no máximo 70% do preço do Motul.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]
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#4
Iceman Escreveu:Se não me engano existem diferenças no sistema de embreagem das motos BMW, entre modelos diferentes e até entre o mesmo modelo de anos diferentes.
Era banhada a óleo e virou seca ou ao contrário, não me lembro.

Só avisando pq um óleo recomendado para motos de um ano pode não ser adequado para motos de anos diferentes.

Thomas,

Historicamente os motores boxer eram com embreagem monodisco a seco. Depois mudaram para multidisco banhada a óleo.
A especificação JASO japonesa classifica os óleos para trabalhar com embreagens banhadas a óleo, JASO2 indica esse uso.
Mas isso não quer dizer que não se possa usar com embreagem monodisco a seco.

Óleo de última geração pode ser usado em qualquer motor mais antigo não importando o ano de fabricação, o contrário não é verdadeiro.... Cuidado !!!

A alteração do sistema de embreagem para multdisco a óleo se deve a dois fatos:

- embreagem banhada a óleo é resfriada pelo óleo do cárter, funciona mais fria.
- embreagem multidisco permite que se tenha embreagem deslizante, para controle anti travamento da roda traseira em caso de redução de marcha muito violenta e controles de tração incorporados na eletrônica embarcada.

Mas existem sistemas de embreagem multidisco a seco. Exemplo? Motores Ducati, que inclusive possuem a tampa da embreagem toda ranhurada e aberta, para que o ar resfrie o sistema. Acho simplesmente lindo ver a bichinha girando....
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#5
diogomail Escreveu:Tenho utilizado o óleo Castrol 5w40 e percebo um funcionamento mais suave do motor, além dos engates das marchas mais macio. Isso comparado ao óleo que usava anteriormente (Motul 7100).
O melhor de tudo é o preço, que custa no máximo 70% do preço do Motul.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

Usava o semi sintético Motul 5100, troquei pelo Castrol sintético e notei uma diferença brutal, seja em ruído do motor, seja no regime de temperaturas do motor, está mais "frio" pois os atritos são menores....

Gosto muito do óleos Castrol. Tenho amigos que usam os alemães Liqui Molly, são produtos de alta performance também e iniciando a tomar espaço no mercado europeu. Castrol vem do tempo de lubrificar cubo de roda de carroça (brincadeira...), estão na estrada há muitos anos....
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#6
Só realçando, óleo para a R1200GS ou todas as motos com embreagem banhada, tem que ser específico para motos. No caso do Castrol, pode ser o Racing 4T 5w40....
Óleo porreta.....

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#7
Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

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#8
Reiner Escreveu:Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

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Não tenho quaisquer referências de lubrificantes deste fabricante Gulf e não conheço quem tenha usado.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#9
Gnegraes Escreveu:Não tenho quaisquer referências de lubrificantes deste fabricante Gulf e não conheço quem tenha usado.
Guilherme, você vai lembrar agora. Quem não se lembra do filme GranPrix de 1966, meio do século passado, com James Garner, Jessica Walter, Yves Montand entre outros....patrocinador mais visualizado era a GULF......kkkkk.
A marca é antiga, mas quem toma conta dela hoje? Não sei..


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#10
Reiner Escreveu:Guilherme, você vai lembrar agora. Quem não se lembra do filme GranPrix de 1966, meio do século passado, com James Garner, Jessica Walter, Yves Montand entre outros....patrocinador mais visualizado era a GULF......kkkkk.
A marca é antiga, mas quem toma conta dela hoje? Não sei..


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Inicio da F1 também. Gulf e STP eram as marcas mais associadas ao automobilismo em geral. (acabamos de entregar a idade kkkkk)
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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