• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manutenção do cardanm
#1
Pela ordem retirada da roda traseira, remoção do sensor do abs, drenagem do óleo, retirada da pinça do freio e Desmontagem do cardan.
De novo pela ordem limpeza e lubrificação e montagem do cardan.
Plugar o dreno. Abastecer de óleo 75w90 semisintetico com 180 ml. Montar o sensor do abs (cuidado para não espanar esses parafusos pois a maioria cóloca cola no parafuso inteiro. E ao tirar detona a rosca do diferencial (alumínio) se for colocar cola só no encosto da cabeça do parafuso. Montagem da pinça de freio, da roda e cortar neve. Torques de aperto roda 60 NM, CORTA NEVE
8 NM, PINÇA DO FREIO TRASEIRO 24NM, PARAFUSO DO FECHAMENTO CARDAM PARALEVER 46NM.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   20180506_145703.jpg (Tamanho: 49.32 KB / Downloads: 353)
.jpg   20180506_145655.jpg (Tamanho: 53.14 KB / Downloads: 375)
  Responder
#2
Bacana Eraldo, muito bem explicado. Manutenção de cardã parecia um trauma, mas é simples.

Enviado de meu XT1069 usando o Tapatalk
  Responder
#3
Sim mas tem de ser naquela ordem pois senão se inverter o abastecimento do óleo e depois abrir o cardan vaza tudo o óleo novo. Ou abrir o cardan antes de drenar o óleo velho vaza tudo no chão tb.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
  Responder
#4
Qual graxa vc usou Eraldo?? Litio?? Abri o meu 2xs. A primeira fiz como vc e a segunda nao tirei o oleo e vazou um pouco....aprendi a lição.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
  Responder
#5
Agora sim,fiz a mesma pergunta para um membro aqui do forum;perguntei se era possível a verificação do cardã sem a drenagem do oleo e ele me falou que nao tinha problema :mad:.Agora com a bucha retirada vejo que ali tem um bujao de drenagem(peça de borracha),provavelmente o oleo saia por ali . Resumindo , entao nao dá para verificar o cardã sem drenar o oleo antes né?Estou falando da LC,mas deve ser igual.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#6
Sal, já vi abrirem meu cardã pra trocar a coifa e aproveitei pra solicitar uma verificação. Não drenaram o óleo, mas vaza uma merreca. Basta completar.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
#7
Pessoal...O óleo irá sair pelo buraco do sensor do ABS. Basta fazer uma pequena buxinha com papel higiênico (macio e maleável) que ir
a estancar. Não irá vazar pelo respiro se você articular normalmente o diferencial. Se retirar todo o sistema e deitá-lo, por exemplo, aí sim pode sair.

Do ponto de vista operacional, o melhor mesmo é retirar todo o óleo e já substituí-lo, pois são apenas 180ml e você deve ter em casa o óleo. O indicado é o 75W90, mas pode ser usado o SAE90 GL-5 qualquer.

O maior cuidado do ponto da fragilidade é a correta fixação do sensor do ABS, bem como cola travante nos parafusos do "corta neve", que eventualmente costuma se soltar.

De resto, é mandar ver...e torcer para não chegar no ponto do cardã do Sal...(da moto)...kkkkkkkk

Boa sorte aí...
  Responder
#8
Uma curiosidade minha,

Paga quem for comprar um gs 1200 okm, é melhor desmontar e lubrificar o eixo interno do cardã com a moto ainda zero, ou da para esperar e fazer mais pra frente, quando a moto completar um ano de uso ?
  Responder
#9
Marcelo DC Escreveu:Qual graxa vc usou Eraldo?? Litio?? Abri o meu 2xs. A primeira fiz como vc e a segunda nao tirei o oleo e vazou um pouco....aprendi a lição.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
Faz muito tempo que uso essa graxa de sabão de lítio de Alta temperatura, usei nas corrente da falcon, XT 660R NA GS VERMELHA E AGORA NA GSA TB. DO jeito que passei a graxa na outra vez que abri o cardan estava não escorreu nenhuma gota.
Eraldo


Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
  Responder
#10
André M. Escreveu:Uma curiosidade minha,

Paga quem for comprar um gs 1200 okm, é melhor desmontar e lubrificar o eixo interno do cardã com a moto ainda zero, ou da para esperar e fazer mais pra frente, quando a moto completar um ano de uso ?
Vou chutar mas acho que se você abrir e der algum problema você perde a garantia .A minha abriu com 32 mil/km e 22 meses de uso ( furo na coifa ) estava zerado , parecia que tinham tirado da embalagem mas quase sem graxa .Complicado ...
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Compra de peças - Manutenção BMW 1200 GS 2011 feclopes 2 3,177 29-07-2023, 12:32
Última Mensagem: Gnegraes
  Manutenção punhos aquecidos R1200GS 2011 crmendesme 14 5,405 22-12-2022, 19:17
Última Mensagem: crmendesme
  Manual de manutenção - R850C R1200C RicardoRac 0 1,019 06-09-2022, 19:06
Última Mensagem: RicardoRac
  Dicas de uso / manutenção e peças R 1150 GS ano 2000 amatosp 12 6,675 19-07-2022, 20:03
Última Mensagem: Guilhmar
  Manutenção R 1200 GS (Exclusive) 18.18 Well Lex 16 6,145 19-08-2021, 09:48
Última Mensagem: Well Lex
  Vídeo explicativo manutenção de Freios GS R1200 Cesar.A 23 18,922 12-04-2021, 05:43
Última Mensagem: Nei_Gomes
  Manutenção cardã e revisão premium Madeira performance Cesar.A 29 17,136 20-08-2020, 11:20
Última Mensagem: Gnegraes
  Manutenção de 20.000 KM da GSA 1200 fsbodonto 4 3,054 23-07-2020, 01:04
Última Mensagem: fsbodonto
  Manutenção eixo cardan BMW r 1200 Gs 2007 Eraldo Tel 2 15,156 14-03-2020, 11:39
Última Mensagem: gervasio
  Manutenção Cardam GS1200 Tuco10 8 6,773 14-03-2020, 11:33
Última Mensagem: gervasio

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: