• 4 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo - Porque pagar mais caro?
Web ajuda muito quando se quer pesquisar.

O site da ANP Agência Nacional do Petróleo tem página dedicada a fornecer informações de todos os lubrificantes a venda no Brasil.
Você pode filtrar pelo fabricante (Petros-Indústria e Comércio) que é quem fornece os óleos Gulf. Como eu havia mencionado só pelo tamanho do mercado deles aqui, é uma empresa Importadora e Exportadora, não fabrica nada aqui.

O óleo que vocês estão usando ainda não foi testado pela ANP.
Mas outros óleos o foram e baixei as informações de 1 deles: Gulf Ultrasynth X 5W40.
Vejam as informações abaixo:

Gulf Ultrasynth X 5W40

[ATTACH=CONFIG]11515[/ATTACH]

Teste amostrou aditivação AUSENTE

Como os dados que coletei mostraram desvios na aditivação, estou depreendendo que importam óleo base e complementam aqui no Brasil para determinado desempenho ou uso. Mas não o fazem corretamente para economizar, já que os aditivos são a parte cara do produto.

Produto muito barato me acende a luz de alerta.
Foi o caso. Sinceramente não usaria nenhum óleo deles, até me provem o contrário....

Os óleos vendidos por eles aqui mostram alguns Conforme e outros Não Conforme
Tem problemas sérios de controle de qualidade, o que me confirma não ser um fornecedor confiável no Brasil.

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que o motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e pretendo trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.

.[Imagem: 95a4a210961906131c97999d9f580077.jpg][Imagem: 5f3f271228aaf68f3a7143ed736bc29e.jpg][Imagem: ae06c65cdc30df7c1ac59f42b0a51aeb.jpg][Imagem: 2be76280171deca20147e1940cfddfba.jpg][Imagem: caafb4fe79742c45f223cd6c4fecc0ae.jpg][Imagem: 99f68b3ef4b79778909b92c3e66400f9.jpg]
  Responder
crmendesme Escreveu:Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que do motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e.pretento trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.

.[Imagem: 95a4a210961906131c97999d9f580077.jpg][Imagem: 5f3f271228aaf68f3a7143ed736bc29e.jpg][Imagem: ae06c65cdc30df7c1ac59f42b0a51aeb.jpg][Imagem: 2be76280171deca20147e1940cfddfba.jpg][Imagem: caafb4fe79742c45f223cd6c4fecc0ae.jpg][Imagem: 99f68b3ef4b79778909b92c3e66400f9.jpg]
Pode rodar despreocupado. Estou usando esse mesmo óleo e não vi diferenças para os óleos de grandes marcas. Meu mecânico é preparador e chefe de equipe de corrida de moto e recomendou fortemente esse óleo.

Diogo Emanuel [emoji1054]
  Responder
Cristiano,

Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....

[ATTACH=CONFIG]11518[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11519[/ATTACH]

Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.

[ATTACH=CONFIG]11520[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11521[/ATTACH]

Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.

Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.

.jpg   Embalagem Syntrac.JPG (Tamanho: 28.02 KB / Downloads: 41)
Guilherme 

Responder
Gnegraes Escreveu:Cristiano,

Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....

[ATTACH=CONFIG]11518[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11519[/ATTACH]

Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.

[ATTACH=CONFIG]11520[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11521[/ATTACH]

Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.

Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.
Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.[Imagem: d63d740eb25bd2315105b39276835d95.jpg]

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
  Responder
crmendesme Escreveu:Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.[Imagem: d63d740eb25bd2315105b39276835d95.jpg]

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Oi Cristiano,

O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta.
Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.

O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.

Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.

Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.

Erro de impressão na embalagem? Duvido.
Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
Guilherme 

Responder
Gnegraes Escreveu:Oi Cristiano,

O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta.
Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.

O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.

Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.

Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.

Erro de impressão na embalagem? Duvido.
Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
Guilherme após rodar 900km com o Gulf, notei um traço a menos na temperatura além da redução no ruído (barulho de corrente e válvulas, que só os doidos escutam) no motor também.

Enviado usando o Tapatalk
  Responder
Mais uma informação de sites na Alemanha: não há determinação e/ou indicação da BMW para que se troque o óleo do cárter anualmente, independentemente da kilometragem rodada... Conferi no Manual de Proprietário e é isso mesmo.

E faz sentido!!! Senão vejamos: óleos da caixa de redução traseira e de câmbio (pré 2013 AC), não há recomendação de troca por tempo, apenas por kilometragem.
Não há razão para a troca por tempo. Vejam qualquer embalagem de óleo lubrificante: validade por tempo indeterminado.

O óleo do cárter com o motor em funcionamento se altera devido ao atritos sob pressão (= redução da viscosidade), temperatura alta (= oxidação) contaminantes da câmara de combustão, etc.

O óleo de cárter com o motor parado não sofre nenhuma ação, seja ela química ou mecânica.
Guilherme 

Responder
Vejam isso...http://cloud.tapatalk.com/s/64346564265d...WA0007.mp4

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
  Responder
Reiner Escreveu:Vejam isso...http://cloud.tapatalk.com/s/64346564265d...WA0007.mp4

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gostaria de saber de onde e como ele deduziu que óleos lubrificantes no Brasil usam parcialmente óleos reciclados.
Ele percebeu também que a viscosidade mudou.... Deve ter usado o famoso viscosímetro "Polegar+Indicador".
A única coisa que ele pode afirmar neste caso de comparação é no tocante a cor e odor.
O resto é Bullshit....

Entrei no site da Motul e consegui informações apenas para o Motul 5000+ 20W50.
É um óleo semi sintético, o Índice de Viscosidade 126 é baixo (estabilidade da viscosidade nas alterações de temperatura), TBN é razoável 7,4 mgKOH/g.
É um óleo de médio desempenho (é um óleo semi sintético) mas produzido pela Motul, uma empresa séria.
Quem não é sério é o mecânico que fez o vídeo.

Data Sheet Motul 5000 20W50

[ATTACH=CONFIG]11542[/ATTACH]

Data Sheet Motul 5000+ 20W50

[ATTACH=CONFIG]11543[/ATTACH]

No Motul importado o Índice de Viscosidade é um pouco melhor do que no óleo nacional: 135 versus 126

Jà o TBN do óleo produzido aqui é melhor que o francês: 7,4 versus 6,6 mgKOH/g

Guilherme 

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Motor com barulho/ Óleo Baixou Carraro 4 7,841 01-03-2024, 14:07
Última Mensagem: Tuco10
  Comprar ou não uma moto mais antiga acfborges 5 2,081 16-04-2022, 11:54
Última Mensagem: acfborges
  Qual a moto mais rodada do Fórum ? Crodao 860 641,154 16-09-2021, 11:28
Última Mensagem: Gnegraes
  Ferramenta para testar o óleo do motor rodpcastro 14 8,238 08-07-2021, 11:56
Última Mensagem: Nicolau
  Motos mais vendidas em 2020 Gnegraes 8 2,332 22-01-2021, 22:05
Última Mensagem: EvertonM
  Medição do nível de óleo do motor Gnegraes 9 8,905 13-01-2021, 16:55
  A estrada mais bonita do mundo JoséLuiz7 12 5,382 23-10-2019, 18:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Troca de óleo do cardã (diferencial) R 1200 GS Piragibe 4 3,208 04-10-2019, 22:53
  Qual Pneu Misto Mais Macio? Stell 42 32,150 31-01-2018, 22:28
Última Mensagem: joaosantos
  Ranking das mais vendidas 1. semestre de 2017 Iceman 3 5,245 12-07-2017, 15:57
Última Mensagem: mazevedo

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: