15-03-2023, 12:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2023, 12:21 por Gnegraes.)
Web ajuda muito quando se quer pesquisar.
O site da ANP Agência Nacional do Petróleo tem página dedicada a fornecer informações de todos os lubrificantes a venda no Brasil.
Você pode filtrar pelo fabricante (Petros-Indústria e Comércio) que é quem fornece os óleos Gulf. Como eu havia mencionado só pelo tamanho do mercado deles aqui, é uma empresa Importadora e Exportadora, não fabrica nada aqui.
O óleo que vocês estão usando ainda não foi testado pela ANP.
Mas outros óleos o foram e baixei as informações de 1 deles: Gulf Ultrasynth X 5W40.
Vejam as informações abaixo:
Gulf Ultrasynth X 5W40
[ATTACH=CONFIG]11515[/ATTACH]
Teste amostrou aditivação AUSENTE
Como os dados que coletei mostraram desvios na aditivação, estou depreendendo que importam óleo base e complementam aqui no Brasil para determinado desempenho ou uso. Mas não o fazem corretamente para economizar, já que os aditivos são a parte cara do produto.
Produto muito barato me acende a luz de alerta.
Foi o caso. Sinceramente não usaria nenhum óleo deles, até me provem o contrário....
Os óleos vendidos por eles aqui mostram alguns Conforme e outros Não Conforme
Tem problemas sérios de controle de qualidade, o que me confirma não ser um fornecedor confiável no Brasil.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
01-04-2023, 19:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-04-2023, 12:39 por crmendesme.)
Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que o motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e pretendo trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.
crmendesme Escreveu:Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que do motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e.pretento trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.
.
Pode rodar despreocupado. Estou usando esse mesmo óleo e não vi diferenças para os óleos de grandes marcas. Meu mecânico é preparador e chefe de equipe de corrida de moto e recomendou fortemente esse óleo.
Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....
[ATTACH=CONFIG]11518[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]11519[/ATTACH]
Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.
[ATTACH=CONFIG]11520[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]11521[/ATTACH]
Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.
Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.
Guilherme
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...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....
[ATTACH=CONFIG]11518[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]11519[/ATTACH]
Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.
[ATTACH=CONFIG]11520[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]11521[/ATTACH]
Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.
Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.
Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.
03-04-2023, 07:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2023, 07:52 por Gnegraes.)
crmendesme Escreveu:Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.
Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
Oi Cristiano,
O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta. Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.
O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.
Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.
Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.
Erro de impressão na embalagem? Duvido.
Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
Guilherme
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09-04-2023, 14:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-04-2023, 00:18 por crmendesme.)
Gnegraes Escreveu:Oi Cristiano,
O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta. Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.
O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.
Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.
Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.
Erro de impressão na embalagem? Duvido.
Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
Guilherme após rodar 900km com o Gulf, notei um traço a menos na temperatura além da redução no ruído (barulho de corrente e válvulas, que só os doidos escutam) no motor também.
Mais uma informação de sites na Alemanha: não há determinação e/ou indicação da BMW para que se troque o óleo do cárter anualmente, independentemente da kilometragem rodada... Conferi no Manual de Proprietário e é isso mesmo.
E faz sentido!!! Senão vejamos: óleos da caixa de redução traseira e de câmbio (pré 2013 AC), não há recomendação de troca por tempo, apenas por kilometragem.
Não há razão para a troca por tempo. Vejam qualquer embalagem de óleo lubrificante: validade por tempo indeterminado.
O óleo do cárter com o motor em funcionamento se altera devido ao atritos sob pressão (= redução da viscosidade), temperatura alta (= oxidação) contaminantes da câmara de combustão, etc.
O óleo de cárter com o motor parado não sofre nenhuma ação, seja ela química ou mecânica.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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Gostaria de saber de onde e como ele deduziu que óleos lubrificantes no Brasil usam parcialmente óleos reciclados.
Ele percebeu também que a viscosidade mudou.... Deve ter usado o famoso viscosímetro "Polegar+Indicador".
A única coisa que ele pode afirmar neste caso de comparação é no tocante a cor e odor.
O resto é Bullshit....
Entrei no site da Motul e consegui informações apenas para o Motul 5000+ 20W50.
É um óleo semi sintético, o Índice de Viscosidade 126 é baixo (estabilidade da viscosidade nas alterações de temperatura), TBN é razoável 7,4 mgKOH/g.
É um óleo de médio desempenho (é um óleo semi sintético) mas produzido pela Motul, uma empresa séria.
Quem não é sério é o mecânico que fez o vídeo.
Data Sheet Motul 5000 20W50
[ATTACH=CONFIG]11542[/ATTACH]
Data Sheet Motul 5000+ 20W50
[ATTACH=CONFIG]11543[/ATTACH]
No Motul importado o Índice de Viscosidade é um pouco melhor do que no óleo nacional: 135 versus 126
Jà o TBN do óleo produzido aqui é melhor que o francês: 7,4 versus 6,6 mgKOH/g
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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